Inscrições para curso de roteiro serão realizadas até 16 de maio

Por - em 52

Os interessados em participar do curso de roteiro promovido em parceira entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), e o Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne) e Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB), já podem efetuar as inscrições, que estão abertas desde segunda-feira (7) e se estendem até o dia 16 deste mês. O curso será realizado entre os dias 28 de maio e 1º de junho, no Espaço Cine Digital (Fundação Espaço Cultural). O palestrante será o roteirista Hilton Lacerda.

Estão disponíveis 20 vagas e as inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem ter uma sinopse ou um roteiro original de curta-metragem em andamento. O material deve ser anexado à inscrição. As fichas deverão ser enviadas para o e-mail oficinasnpdpb@gmail.com e anexar currículo ou entregar pessoalmente na sala do Cine Banguê na Funesc/Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h as 21h. A lista com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 23 de maio.

Curso – A proposta do curso é fazer com que os participantes conheçam o processo de criação e realização de um roteiro de cinema, além das estruturas possíveis de um roteiro. Serão abordados temas como: Métodos e utilização; o roteiro como peça que pode ou não ter um cunho literário, mas que, antes de tudo, seja um elemento técnico; a importância do argumento na estrutura do roteiro e sua função jurídica de autoria; o roteiro como condutor narrativo e produtivo do filme; a construção do ambiente como principal aspecto da narrativa e possibilidades do roteiro e possibilidades da produção: como nos adequamos ao tamanho do projeto.

O curso terá como estudos de casos os filmes Amarelo Manga, Árido Movie, Baixio das Bestas e A Festa da Menina Morta. Além de discussões sobre a abertura do filme ‘Ensaio de Um Crime’, de Luís Buñuel e análise do curta-metragem ‘Superbarroco’ de Renata Pinheiro, entre outros.