Inscrições para o concurso anual de jardins começam dia 1º julho

Por - em 19

Já começaram os preparativos para a realização do 4º Concurso Anual Jardins da Cidade, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A iniciativa tem como objetivo estimular na população a prática da jardinagem ecológica através da preservação e do uso de plantas nativas.

O concurso, que teve sua primeira edição em 2005, premia os três primeiros colocados nas categorias jardim residencial, empresarial e institucional, avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas de diversas áreas afins: arquitetos, paisagistas, botânicos, agrônomos e representantes de órgãos oficiais de meio ambiente.

As inscrições, gratuitas, começam no próximo dia 1º e se encerram no dia 20 de julho e podem ser feitas na Semam, que fica no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria; no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em Tambiá, no Paço Municipal e pelos Correios. A ficha de inscrição estará disponível a partir do dia 1º de julho no site www.joaopessoa.pb.gov.br e deve ser enviada, preenchida, para a Secretaria de Meio Ambiente, Rua Diógenes Chianca, 1777 – Centro Administrativo Municipal – Água Fria – CEP 58 053 000.

O concurso é aberto a proprietários (as) ou responsáveis por jardins de caráter permanente, residenciais, empresariais ou institucionais, situados no município de João Pessoa. Todos os jardins concorrentes serão fotografados e, depois, visitados pela comissão julgadora. Dois critérios merecem especial atenção dos julgadores: a permeabilidade do terreno e a utilização de espécies nativas. O resultado será anunciado em setembro, em solenidade a ser realizada na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes.