Inscrições para o Empreender terminam na próxima segunda

Por - em 15

Termina na próxima segunda-feira (31) o período de inscrições para o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). A expectativa é de que este ano sejam investidos cerca de R$ 3,5 milhões na abertura, expansão ou modernização de pequenos negócios na Capital, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas. O programa prevê a concessão de crédito de até dez salários mínimos com juros de 0,9% ao mês à população de baixa renda.

Os interessados em obter os financiamentos devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), localizada na Avenida Cardoso Vieira, 85, no Bairro do Varadouro, no horário das 10h às 16h. De acordo com o secretário Raimundo Nunes, a inscrição não implica na concessão de empréstimo. Haverá uma seleção que obedecerá aos critérios estabelecidos pela lei que criou o Fundo Empreender, disse.

Programa permanente de crédito orientado do Governo Municipal, o Empreender-JP tem como objetivo gerar emprego, renda e ocupação em João Pessoa, contribuindo para a inclusão social. A finalidade é conceder empréstimos a empreendedores de pequenos negócios na cidade e auxiliar no desenvolvimento dos empreendimentos já existentes.

O programa oferece empréstimos com taxas de juros de 0,9% ao mês para grande parte da população que não tem acesso aos bancos. Entre as atividades beneficiadas estão os negócios de pequeno porte na produção, artesanato, turismo, comércio e prestação de serviços de qualquer natureza.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem procurar a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável da Produção do município. Eles receberão capacitação e serão auxiliados na elaboração de Planos de Negócios. Após a liberação dos empréstimos, os empreendedores recebem visitas periódicas de técnicos para orientá-los na condução e gestão do seu negócio e na aplicação dos recursos.

O programa conta ainda com um Comitê Gestor do Fundo Empreender. Assim, os planos de negócios concluídos são enviados para a Secretaria Executiva do Fundo, onde passam por uma verificação e são instrumentados. Não podem se inscrever no Empreender-JP pessoas com idade inferior a 18 anos ou que estejam prestando serviços à Prefeitura Municipal de João Pessoa. É preciso ainda residir em João Pessoa há pelo menos seis meses. Além disso, para pessoas que solicitarem o crédito até o valor de R$ 3 mil, a renda familiar não poderá ser superior a quatro salários mínimos.