Inscrições para o Projovem Trabalhador seguem até dia 31

Por - em 47

Faltam apenas 10 dias para o encerramento das inscrições para o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O programa é realizado através de um convênio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal que oferece cursos gratuitos de profissionalização e ainda a possibilidade de inserção no mercado de trabalho para jovens entre 18 e 29 anos.

Até a quinta-feira, dia 31 de março, os interessados devem procurar o posto de inscrição, que funciona no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho. A inscrição é gratuita. O horário de atendimento é das 8h às 17h30, sem intervalo para almoço, de segunda a sexta-feira. Para oferecer mais comodidade aos interessados, a prefeitura disponibiliza, a partir desta quarta-feira (23), mais um local de inscrições. Trata-se da sede do Sine Municipal, que funciona no prédio da antiga prefeitura, no bairro do Varadouro.

“Essa é uma oportunidade ímpar que o governo está dando para capacitar os jovens e ainda inseri-lo no mercado de trabalho. Os cursos ofertados abrangem várias áreas de interesse e com certeza uma delas se encaixa na necessidade daquele jovem. Estimulamos ainda que 30% dos nossos formandos, cerca de 1,8 mil jovens, terminem o curso empregados. Então jovens, não deixem passar essa oportunidade”, ressaltou Ludimila Carvalho, coordenadora do Sine-JP e do Projovem.

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã aceita inscrições apenas de jovens que morem em João Pessoa, tenham renda familiar de até meio salário mínimo per capita, estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Médio, ou ainda que tenham concluído o Ensino Médio. No total, estão sendo oferecidas 6 mil vagas em 19 arcos ocupacionais (áreas de conhecimento específicas dos diversos setores do mercado de trabalho). Durante os seis meses de curso, os alunos receberão uma bolsa-auxílio de R$ 600 (divididos em seis parcelas de R$ 100), além de vale-transporte, material didático, fardamento e refeições.

“O objetivo do projeto é aumentar as chances de emprego dos jovens que estão fora do Ensino Superior. Capacitados, eles poderão concorrer às vagas que o mercado oferece com mais igualdade e terá mais chance de conquistá-la. Empregados, vão contribuir para o aumento da renda familiar e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida”, frisou o coordenadora.

Os inscritos irão passar por um processo de seleção e a listagem dos candidatos aptos ao programa deve ser divulgada no dia 18 de abril. Os cursos terão duração de seis meses e estão previstos para começarem no mês de maio. Não serão aceitos alunos universitários ou que já possuam emprego com Carteira de Trabalho assinada. No ato da inscrição é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista e declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do Ensino Médio.

Esta é a segunda vez que a Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para o programa Juventude Cidadã, realizado por meio de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) e o Ministério do Trabalho. Na primeira edição, em 2009, foram ofertadas 4.020 vagas em 16 arcos ocupacionais. Outras informações sobre o programa os interessados devem ligar 8831- 4020. Este celular está com a equipe que realiza as inscrições. A coordenação só pede que os candidatos não liguem a cobrar.

Arcos ocupacionais do Juventude Cidadã 2011

1.Administração
2.Agroextrativismo
3.Alimentação
4.Beleza e estética
5.Comunicação e Marketing Social
6.Construção e reparos (revestimentos e instalações)
7.Educação
8.Esporte e lazer
9.Gráfica
10.Joalheria
11.Madeira e móveis
12.Meio ambiente
13.Metalmecânica
14.Saúde
15.Serviços domiciliares
16.Telemática
17.Transporte
18.Turismo e hospitalidade
19.Vestuário