Inscrições para programa Bolsa Universitária terminam nesta 6ª

Por - em 36

Terminam nesta sexta-feira (14) as inscrições para as 13 vagas remanescentes do Programa Bolsa Universitária, destinadas aos estudantes que constam no Cadastro Único (CadÚnico) do Bolsa Família. O programa foi lançado no dia 15 de março pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Bolsa Universitária concede bolsas a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de nível superior, pública ou privada, que estejam inseridos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do Governo Federal, para efeito de auxílio nas despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário.

A reabertura das inscrições se deu pelo não preenchimento das 25 vagas disponibilizadas para o Bolsa Universitária aos estudantes cadastrados no CadÚnico. O coordenador do programa, Tiago Ieno, explica que ao todo foram oferecidas 50 bolsas, sendo 25 para cada segmento, “Das 28 pessoas que inscreveram-se nesta modalidade, apenas 12 estavam de acordo com o perfil do programa”.

Os valores das bolsas são de 1/3 do salário mínimo vigente para o aluno selecionado, cuja família esteja cadastrada no CadÚnico, e de 1/6 do salário mínimo vigente para o aluno que a família já esteja recebendo o benefício do Bolsa Família. O objetivo é auxiliar os estudantes carentes que, muitas vezes, necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos. O programa representa uma ajuda de custo para despesas, por exemplo, como xerox e passagens.

Como se inscrever – As inscrições são totalmente gratuitas. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), localizada na Avenida Santos Dumont, 188, no Centro da Capital, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Durante a inscrição, além dos documentos de identificação e comprovante de residência, os candidatos deverão apresentar o número de identificação social (NIS); declaração da instituição de ensino de que está regularmente matriculado em curso universitário, e declaração de que estão inscritos no CadÚnico do Programa Bolsa Família (com o perfil do Programa Bolsa Família – renda per capita familiar menor que R$ 140,00).

Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter concluído nenhum curso de nível superior, bem como estar usufruindo de qualquer outro benefício ou incentivo à graduação.

Bom Rendimento – Semestralmente, os alunos beneficiários do Programa Bolsa Universitária deverão apresentar histórico que comprove sua situação escolar e, caso não seja aprovado em todas as disciplinas obrigatórias no semestre correspondente, será descontado 20% do valor da bolsa por disciplina reprovada, até o limite de 100%. O desempenho do aluno ou aluna será fundamental para a sua permanência no programa.