Inscrições para Projovem Urbano estão abertas e aulas começam na próxima semana

Por - em 110

O Programa Projovem Urbano, executado em João Pessoa através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está com as matrículas abertas até próxima sexta-feira (15) para o preenchimento de 600 novas vagas. Foram incluídas no programa mais três escolas na Capital que atenderão os jovens entre 18 e 29 anos que queiram concluir o ensino fundamental I e II. O curso tem início no dia 18 de junho com duração de 18 meses e carga horária de duas mil horas, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30.

De acordo com a coordenadora do Projovem Urbano, Patrícia Driekens, o objetivo do programa é dar oportunidade aos jovens nesta faixa etária que não tiveram oportunidade de frequentar uma sala de aula ou concluir o ensino fundamental.

As matrículas podem ser feitas nas escolas Raimundo Nonato, no Conjunto Gervásio Maia; Paulo Freire, no Jardim Veneza; e Dom Helder, no Valentina Figueiredo. Para a inscrição, é exigido do aluno a cópia do documento de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. “Caso não tenha o histórico escolar, o aluno pode se submeter a um teste de proficiência, que mede a capacidade de leitura e escrita, aplicado na própria escola”, explicou a coordenadora do projeto.

Expansão – Em fevereiro deste ano, já foram preenchidas 1,5 mil vagas em oito instituições de ensino. “O acréscimo de 600 vagas e a inclusão de mais três escolas fazem parte da expansão da meta para o município”, disse. Ao todo serão 2,1 mil estudantes distribuídos em 11 escolas municipais.

O curso tem início no dia 18 de junho com duração de 18 meses e carga horária de duas mil horas, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30. Os alunos terão aulas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, informática e qualificação profissional, além de exercitarem a participação cidadã em projetos desenvolvidos na própria comunidade.

Segundo Patrícia Drieskens, cerca de 16 mil jovens tiveram acesso ao programa desde seu início em João Pessoa, no ano de 2006. Mais informações sobre as matrículas podem ser obtidas na coordenação do Projovem, no Paço Municipal, ou através do telefone 3221-4628.