Instalação de passarela interdita tráfego da BR-230 nesse domingo

Por - em 41

A BR-230 será interditada no próximo domingo (20), durante todo o dia, na altura da Faculdade Asper, no Bairro João Agripino. O objetivo é a instalação da parte aérea da passarela metálica. De acordo com informações da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a montagem esta em fase final e vai estar pronta até o final deste mês. Já a segunda passarela, instalada na altura do Centro Administrativo Municipal (CAM), no Bairro de Água Fria, deverá ser concluída no final de abril.

A interdição será feita nos dois sentidos da BR-230, das 5h30 às 17h. Devido à interdição, o tráfego de veículos ficará lento. Os motoristas poderão utilizar a via lateral de acesso ou buscar vias alternativas. A Seinfra contará com a parceria da Superintendência de Transportes e Trânsito (Sttrans) e da Polícia Rodoviária Federal. Os agentes darão o suporte na organização e segurança do trânsito na via para minimizar os transtornos à população.

Esta semana os serviços estão concentrados na instalação das rampas laterais, que darão suporte para a montagem da parte aérea que liga os dois sentidos da BR-230. A parte aérea da passarela esta sendo montada no solo, inclusive a concretagem do piso e as proteções laterais. A estrutura será erguida com o auxílio de dois guinchos e instalada no alto da via. Segundo o secretário da Seinfra, Hermes Felinto, é preciso posicionar os caminhões guinchos nos dois sentidos da via, por isso a necessidade da interdição total da BR.

Segundo ele, após a colocação da parte aérea serão necessários apenas alguns ajustes e a parte de acabamento, como por exemplo a execução da concretagem da parte superior da passarela, bem como a pintura de toda a peça.

Melhoria na acessibilidade – As instalações das duas passarelas é uma iniciativa do Governo Municipal dentro dos projetos de melhoria na área de acessibilidade, incluídas no Plano de Ações Integradas (PAI). O valor do investimento é de mais de R$ 1.664.000,00. A instalação das passarelas dará maior segurança aos moradores, trabalhadores e estudantes das áreas beneficiadas. Segundo Hermes Felinto, serão muitos os beneficiados já que a travessia da via é feita por pessoas que residem, estudam ou trabalham em grandes equipamentos como a Agência dos Correios, CEASA e Faculdade Asper, no Bairro João Agripino.

As duas passarelas seguem o mesmo padrão adotado no equipamento instalado na avenida Dom Pedro II, são metálicas, têm cobertura, proteções laterais e rampas para facilitar o acesso de portadores de deficiência. Para a instalação dos equipamentos os técnicos da Prefeitura levaram em conta o fluxo de pedestres de veículos. “A Prefeitura tem adotado ações que buscam melhorar os meios de locomoção da população com maior segurança e facilidade”, enfatizou o secretário.

Agentes da STTrans e da Polícia Rodoviária Federal estarão no local desde o início até o encerramento da montagem da passarela para orientar os condutores e disciplinar o tráfego. Mesmo sendo domingo, a Diretoria de Trânsito da STTrans acredita que haverá lentidão no tráfego e recomenda evitar o trecho. A previsão é que os trabalhos sejam encerrados às 18h.

Desvios – Os veículos que vierem no sentido João Pessoa indo para Cabedelo serão desviados pela Rua Felisberto de Carvalho, acesso ao Bairro São José. No sentido inverso, Cabedelo indo para João Pessoa, os carros serão desviados pela Rua Afonso Barbosa de Oliveira. Estas ruas são paralelas à BR 230.