Instituto registra apenas 519 abstenções no período da manhã

Por - em 22

A Prefeitura Municipal de João Pessoa realizou neste domingo (16) o concurso público para o preenchimento de 991 vagas em 15 cargos da Secretaria de Educação. A seleção foi realizada em duas turnos, como informou a superintendente do Instituto Movens, Romilda Macarini, responsável pela aplicação das provas e de todo o processo seletivo. Ao todo, 18.114 candidatos se inscreveram para o concurso.

Macarini explicou que no turno da manhã foram concorreram 9.874 candidatos, sendo o número de faltosos registrado em 519, o que representou 5.26% do total que disputava as vagas oferecidas. “Trata-se de um quantitativo baixo de abstenção em relação ao número de inscritos”, observou. Essses dados foram obtidos por amostragem e, portanto, podem ser alterados, posteriormente.

Já no turno da tarde 8.246 pessoas concorreram a uma das vagas oferecidas para a docência da rede municipal de ensino e, até o fechamento desta matéria, o Movens não havia informado o número de abstenção. De acordo com Romilda Macarini o percentual de abstenção deverá permanecer o mesmo registrado pela manhã.

As provas da manhã foram iniciadas às 8h, sendo findadas às 12h. Já no turno da tarde o processo seletivo teve início às 15h, estendendo-se até às 18h. A superintendente do Movens fez questão de observar que não foram registrados problemas no decorrer da seleção. “Apenas um candidato foi flagrado com uma cola de papel e, imediatamente desclassificado, e outro foi ao local de provas sem a documentação exigida, impossibilitando o mesmo de ser submetido à seleção”, ponderou.

A secretária de Educação e Cultura do município, Ariane Sá, elogiou a atitude da gestão a realizar o concurso, deixando claro que, com mais professores nas salas de aula, haverá uma melhoria considerável no ensino público municipal. “O prefeito Ricardo Coutinho se mostrou sensível, desde o início da sua administração, sobre a necessidade deste concurso, o que atendeu um desejo antigo da população e dos professores”, finalizou.

Fizeram provas no período da manhã os 9.874 candidatos que concorrem aos cargos de assistente social escolar, orientador escolar, psicólogo escolar, supervisor escolar e professor da Educação Básica II (todas as disciplinas). A partir das 15h, terão início as provas para o cargo de professor da Educação Básica I, que tem 8.240 inscritos.

Cerca de 700 pessoas estão trabalhando na coordenação, fiscalização e apoio à seleção, com a cobertura da Polícia Federal. Para garantir a segurança e a lisura da seleção, o Instituto Movens usou detectores de metais e rastreadores eletrônicos.

Gabarito – Na próxima terça-feira (18), os gabaritos oficiais serão divulgados por volta das 17h e podem ser conferidos no site da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou na página do Instituto Movens (www.movens.org.br).