‘Instrumental Casarão’ traz ‘The Silvias’, na quinta-feira

Por - em 28

A minimalista e psicodélica banda ‘The Silvias’ é a próxima atração do projeto ‘Instrumental Casarão’ na próxima quinta-feira (23), a partir das 19h, na Unidade Casarão 34 da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que fica em frente à praça Dom Adauto, no Centro da cidade.

As apresentações sempre têm uma hora de duração, sendo disponibilizado um total de 100 ingressos, que devem ser trocados antecipadamente por um quilo de alimento não perecível na sede do Casarão 34. O número limitado de ingressos está de acordo com a capacidade do anfiteatro, para que as pessoas possam assistir ao show de forma confortável e segura.

‘The Silvias’ mistura instrumentos acústicos e eletrônicos, músicos eruditos e adeptos do rock e músicas que transitam entre os sons africanos e orientais, passando pelo ambient, rock progressivo e o esquema de improvisos do jazz, tudo isso processado pelos ecos e delays jamaicanos.

Instrumentos – O grupo tem uma formação fixa de três músicos: um percussionista, um baixista e um violonista, que se revezam em vários instrumentos e ‘utensílios’ diferentes, utilizando todo o seu potencial criativo na descoberta de novos sons e novas maneiras de se trabalhar sons já conhecidos por todos. Que tal uma ‘bateria’ feita com cajón, pratos, caixa e gungros (tornozeleira com guizos, típica da dança indiana)? Ou apitos e chocalhos de brinquedo com sons modificados por controladores de efeitos ultra-modernos? Ou ainda uma bateria eletrônica de teclado ultrapassado aliada ao tambor udu africano? Tudo isso está reunido nesta apresentação única.

Para este show, o grupo conta – além de seus três componentes fixos – com um número de convidados. Teclados, flauta, percussão, escaleta, sanfona e berimbau trazem mais detalhes e corpo a um som que já é tão intricado. Performances de dança tribal dão um toque de beleza, mistério e energia a certos momentos do show.

O nome da banda foi tirado de uma canção da ‘fase psicodélica’ do cantor Ronnie Von. É formada por Cassiano (percussão), Thiago (baixo e violão) e Rodrigo (violão e percussão). Participação dos músicos Victor Hugo Dantas (sanfona/escaleta) e Bruno Sérgio (da banda ‘Gauche’, tocando teclado) e a bailarina Kilma Farias, com uma performance de dança tribal.