Instrutores de bandas marciais da Sedec são aprovados na UFPB

Por - em 20

Dois instrutores do projeto ‘Educar a Criança e o Adolescente através da Música e da Dança’, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), foram aprovados nos processos seletivos 2010 para o curso de Música, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sérgio Messias Fernandes da Costa e Cláudio da Silva Ferreira, também são componentes da Banda Marcial Municipal da Sedec.

Atualmente, o projeto ‘Educar a Criança e o Adolescente através da Música e da Dança’ é desenvolvido pela Sedec em 60 escolas da rede municipal, com aulas de flauta, violão, coral e dança, além do acompanhamento das Bandas Marciais. Nos 39 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da capital, são ministradas aulas de Pedagogia da Música.

Segundo o coordenador de Bandas e Música da rede municipal, Júlio César Ruffo, são 120 professores/instrutores de Música e Dança, que ministram aulas duas vezes por semana nos Creis e diariamente nas escolas. Nos colégios, o trabalho é sempre em turno opostos ao escolar. Para Sérgio Messias, que é professor de violão e cavaquinho, e toca bombardino na Banda da Sedec, a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em incentivar projetos educacionais na área musical é muito importante na formação dos alunos da rede municipal de ensino. “Ter uma iniciativa desse porte só faz fortalecer o projeto que é voltado para a educação e não funciona só na formação de músicos, mas na formação de cidadãos”, disse Sérgio Messias.

Banda da Sedec – A Banda Marcial Municipal da Secretaria de Educação e Cultura difere de uma banda marcial, pois além dos instrumentos de metais, ela deve compor cordas e palhetas, como também partituras, com composições diferenciadas. No último mês de dezembro sagrou-se campeã do Campeonato Paraibano de Bandas Marciais e ficou em segundo lugar na Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras.