Integração temporal beneficia 47 bairros a partir do dia 26

Por - em 21

O Sistema de Integração Temporal começa a partir da zero hora do próximo dia 26 nas 22 linhas de ônibus que circulam pelo Corredor Cruz das Armas. Com isso, a população de 47 bairros será beneficiada nessa primeira fase do processo.

O novo sistema é uma ampliação do serviço da integração do Terminal do Varadouro e vai proporcionar ao usuário do transporte coletivo mais mobilidade em seu deslocamento e uma maior economia de tempo. A integração temporal permitirá ao passageiro trocar de ônibus em qualquer ponto de parada onde as linhas que estão integradas se cruzem, dentro de um intervalo de tempo, sem precisar pagar outra passagem nem ir ao Terminal do Varadouro.

Na prática, quem mora no bairro do Valentina Figueiredo e trabalha no Distrito Industrial pode usar a integração temporal da seguinte forma: embarca na linha 118, desce em um ponto no Corredor Cruz das Armas e pega outro ônibus da linha 115 com destino ao Distrito Industrial.

Tempo para a integração – O usuário de transporte coletivo terá o tempo normal da sua viagem, do ponto em que embarcou no ônibus ao Terminal de Integração ou terminal de bairro, mais 30 minutos. Depois que desembarcar do ônibus, o passageiro terá, pelo menos, 30 minutos para trocar de linha sem pagar outra passagem.

O sistema será válido apenas para quem utiliza vale-transporte, estudantes que tenham o Passe Legal ou aqueles que possuem o cartão-cidadão, que pode ser adquirido nos postos de venda da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP). Quem preferir poderá continuar usando dinheiro para pagar a tarifa no Terminal de Integração do Varadouro, mas não poderá aproveitar a integração temporal.

“A partir da implantação no dia 26, teremos um período para avaliar a iniciativa”, disse o diretor de Transportes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) , Adalberto Araújo, que está à frente do trabalho junto com o engenheiro Nilton Pereira, assessor da Secretaria de Planejamento (Seplan), e José Augusto Morosini, representante dos empresários nesse mesmo processo.

Teste é necessário – Adalberto Araújo esclareceu que a intenção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é implantar a integração temporal em toda a cidade, mas o teste em uma área restrita é necessário para identificar eventuais problemas que precisam de correção. Daí a idéia de começar pelo Corredor Cruz das Armas, por interligar o maior número de bairros da cidade e apresentar o menor impacto operacional. “A expansão deverá ocorrer de forma gradual e contínua, após cada fase ser avaliada e aprovada, com previsão para implantação total em dezembro”, falou o diretor.

Além de campanha na mídia (rádio e televisão), a população também terá informações sobre a integração temporal por meio de cartilhas que serão entregues em pontos estratégicos como o Parque Solon de Lucena (Lagoa) e na cabine da STTrans localizada no Terminal de Integração do Varadouro. O usuário também pode ligar para a Central de Informações do órgão pelo 0800 281 1518 (ligação gratuita) para obter mais informações. Todos os ônibus das 22 linhas que iniciarão o processo estarão adesivados com a logomarca do sistema ‘Integração temporal. O terminal no seu bolso’.

Confira as localidades a serem atendidas pela integração temporal nessa primeira fase: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Cidade Verde, Vieira Diniz, Jardim Veneza, Três Lagoas, Distrito, Padre Ibiapina, Mumbaba, Costa e Silva, Funcionários I, II, III e IV, Grotão, Esplanada, João Paulo II, Ernani Sátyro, Colinas do Sul, Residencial Gervásio Maia, Engenho Velho, Gramame, Geisel, Água Fria, José Américo, Valentina, Boa Esperança, Cidade Maravilhosa, Parque do Sol, Muçumagro, Paratibe, Nova Mangabeira, Mangabeira, Cidade Universitária, Bancários, Castelo Branco, Miramar, Manaíra, Mandacaru, Bairro dos Ipês, Treze de Maio, Bairro dos Estados, Centro, Varadouro, Cruz das Armas, Rua do Rio, Jardim Planalto, Bairro dos Novais, Oitizeiro e Avenida Epitácio Pessoa.

O sistema será implantado inicialmente nas seguintes linhas:
104 – Bairro da Indústrias
102 – Esplanada / Costa e Silva
108 – Alto do Mateus
1510 – Circular
110 – Jardim Planalto
1001 – Bairro das Indústrias / Mandacaru
115 – Distrito
103 – Colinas do Sul
1519 – Valentina / Cruz das Armas
105 – Cidade
118 – Paratibe / Muçumagro
113 – Gramame
101 – Grotão
116 – Engenho Velho
1500 – Circular
107 – José Américo
109 – Rua do Rio
114 – Funcionários IV
A101 – João Paulo II
5100 – Circular
5110 – Circular
5120 – Valentina / Epitácio.