Integrantes de programas sociais comemoram o São João

Por - em 35

O “V São João da Integração” do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi) abre, no próximo dia 17, o calendário temático da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), dedicado ao São João. A expectativa é que pelo menos 1.700 idosos participem da festa realizada pelo quinto ano consecutivo em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento, que acontecerá das 13h às 17h, terá apresentações das quadrilhas dos Grupos de Idosos e do Sesc e dos trios de forró pé de serra Cristo Rei, do Grupo de Idosos dos Bancários, e do Sesc.

Os meninos e meninas das Casas de Acolhida e de Passagem também fazem sua comemoração, no mesmo dia, a partir das 14h, no Centro de Formação Margarida Pereira. Já no dia 18, será a vez da Casa de Acolhida para adultos festejar o São João, com muito forró e comidas de milho, a partir das 14h, no Clube da Pessoa Idosa, localizado no bairro do Altiplano.

O secretário adjunto da Sedes, Lau Siqueira, explica que as comemorações fazem parte do processo natural de acolhimento de todos os segmentos com os quais trabalhamos cotidianamente. “Pessoas que são vitimadas por uma sociedade que desumaniza as suas relações ao padronizar comportamentos e reduzir as perspectivas para a maioria do povo, gerando uma grande massa excluída. Não se trata, pois, apenas de mais uma comemoração junina. Trabalhamos também, neste momento, com a possibilidade de traduzir em nossos menores gestos a certeza de estarmos caminhando para a solidificação de políticas públicas que tenham o fator humano como o principal vetor nos processos de inclusão”.

A programação continua no dia 19, com o grupo atendido pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência que realiza o “IV Arraiá da Inclusão”, a partir das 15h, no Ginásio do Centro Administrativo Municipal da Prefeitura, localizado em Água Fria. Entre as atrações programadas para a festa estão o trio de forró do Instituto dos Cegos e o “Vem viver a inclusão”, formado por crianças e adolescentes atendidos pelo Centro. Também neste mesmo dia, acontecem as festas de São João das crianças e adolescentes das Casas Lares Manaíra e Morada do Betinho, a partir das 15h, no Aeroporto Castro Pinto. Já no dia 20, às 15h, a festa será dos alunos do Circo Escola.

Os núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do ProJovem Adolescente, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência de Cidadania (CRCs) e os Centros de Referência de Juventude (CRJs) também estão programando suas festas de São João nas próprias unidades, espalhadas pelos bairros.