Internautas garantem plantio de 59 mudas de árvores nativas

Por - em 96

Durante os três dias da campanha de incentivo ao plantio de árvores e o descarte correto de resíduos eletrônicos, na Semana do Meio Ambiente, foram feitas 591 menções no Twitter, totalizando 59 mudas de árvores a serem plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Nas primeiras 24 horas da campanha, foram feitas 122 menções à hashtag #descarteresponsavel.

A campanha foi realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com a RCTEC Resíduos Eletrônicos, Codata e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Serhmact). Durante a Semana do Meio Ambiente, os internautas foram estimulados a mandar mensagens pelo Twitter, com a hashtag #descarteresponsavel. A cada 10 citações da hashtag, uma muda de árvore seria plantada.

A Codata e a Serhmact foram responsáveis pelo monitoramento. As mudas serão plantadas ao longo dos meses de junho e julho, no Parque Cabo Branco e por trás do 15º Batalhão, em Cruz das Armas. São duas áreas que foram devastadas e estão sendo recuperadas. O plantio será feito por técnicos da Semam com apoio do Exército.

Descarte de resíduos eletrônicos – A RCTEC Resíduos Eletrônicos é uma empresa que oferece aos órgãos governamentais, lojistas, fabricantes e diversos outros setores o serviço de coleta e destinação adequada de resíduos eletrônicos, a exemplo de baterias, notebooks e computadores. São equipamentos produzidos com substâncias tóxicas como metais pesados, entre eles, chumbo e mercúrio, que colocam em risco a saúde humana ao poluírem, por exemplo, a água que consumimos. Esses equipamentos não podem ser jogados no lixo comum.

Os computadores, monitores, baterias de celular e outros componentes podem ser entregues na Qualitech Informática, Cultura Inglesa, Codata, Pet Química, Unipê, Softcom, Yázigi, Eco Informática e na Emlur. A RCTEC recolhe os equipamentos nas empresas  e dá o destino adequado aos resíduos.