Intervenção semafórica melhora trânsito na Avenida Pedro II

Por - em 19

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realizou um melhoramento semafórico nos sinais do cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Rui Barbosa, no bairro da Torre, que beneficiaram a fluidez do trânsito da avenida Pedro II, no sentido Bairro-Centro. Entre março e junho deste ano, a Diretoria de Trânsito atendeu a mais de 430 solicitações de moradores para monitorar o trânsito nas vias da cidade. Como resultado disso, a análise dos dados e pedidos possibilita que o órgão realize intervenções para garantir a mobilidade urbana e circulação de veículos e pedestres.

Segundo o diretor de Trânsito, Pablo Fragoso, o melhoramento ocorreu no tempo semafórico, nos horários de pico, e a medida influenciou diretamente no trânsito da Avenida Pedro II, na segunda curva após a passarela, nas proximidades da Rua Etelvina Macedo de Mendonça (Vila Vicentina), além da própria Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde houve a intervenção. “Em horários de pico geralmente se acumulavam muitos veículos nesta curva. Mas após este melhoramento semafórico, estamos constatando que houve uma melhora significativa na fluidez”, afirmou.

Pablo informou que estão sendo feitas visitas periódicas à via para verificar de que forma a intervenção no semáforo contribuiu para a fluidez no local. “Visitei esta via e já pude constatar uma melhora no trânsito”, disse. Segundo ele, os agentes de trânsito que circulam pelo local também estão oferecendo relatórios ou informando que o trânsito melhorou.

Monitoramento em Manaíra – A Diretoria de Trânsito também está fazendo uma análise do primeiro mês de funcionamento da Avenida Maria Rosa, no bairro de Manaíra, após as mudanças que a tornaram uma via de ligação entre as avenidas Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra) e Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio). Neste primeiro momento, os estacionamentos estão sendo permitidos, mas após a análise de como o trânsito no local está fluindo, poderão ser feitas outras intervenções.

“Estou visitando a avenida para ver como o trânsito está se comportando principalmente em horários de pico, para fazer o trabalho de adequação. Além de analisar os estacionamentos, também verificamos o tempo semafórico, para melhorar a fluidez do local”, disse. As visitas estão sendo realizadas constantemente, não só na Avenida Maria Rosa, mas também na Avenida Guarabira, Rua Infante Dom Henrique e Avenida Paulino Pinto. Até o momento, segundo Pablo, não foram verificados problemas graves nas vias, mas por se tratar de uma mudança, ela requer estudos para que sejam feitas as adaptações necessárias, para que seu objetivo de melhorar a fluidez e mobilidade urbana seja alcançado.