Inventário turístico da Capital é apresentado em Porto Velho

Por - em 55

A experiência bem sucedida de João Pessoa na conclusão do inventário turístico da capital será apresentada nesta sexta-feira (11), durante o encontro dos membros da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), que acontece em Porto Velho (RO).

O secretário de turismo da Capital, Elzário Pereira Júnior está participando do evento e fará a apresentação do método desenvolvido pela Setur para a conclusão do inventário turístico, exigido pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor. “Hoje vamos explicar como foi feita a coleta de dados, preenchimento dos formulários fornecidos pelo ministério, além de contar como desenvolvemos a pesquisa de campo cujo método se mostrou eficaz e por isso servirá de modelo para outras cidades”, revelou.

O ‘case’ João Pessoa servirá de exemplo para todas as capitais e 65 destinos indutores de turismo que fazem parte da Anseditur, já que a Capital foi o primeiro município do país a concluir o levantamento dos dados. “Este processo está atrasado perante o planejamento do ministério e a experiência bem sucedida da capital paraibana poderá ser utilizada como exemplo para as demais cidades”, avalia o presidente da Anseditur, Marco Antonio Castello Branco, da SPTuris.

Além da inventariação, os participantes vão discutir o planejamento de marketing turístico para as capitais e os 65 destinos indutores do turismo no país. O tema é apontado como prioritário pelas cidades envolvidas e a reunião avaliará proposta de convênio com o Ministério do Turismo para viabilizar o estudo. No sábado (12), os participantes do encontro farão visitas técnicas locais.

Inventário – A validação do ‘Inventário da Oferta Turística’ de João Pessoa foi feita no último dia 25 de agosto e, desde então, todas as informações sobre os atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao segmento turístico que a cidade oferece passaram a ser disponibilizados on line, através do INVITUR (www.inventario.turismo.gov.br), que é um banco de dados de abrangência nacional.