Investimento em quadras e ginásios estimula a prática esportiva e descobre valores

Por - em 33

“Com melhor estrutura física é claro e notório o interesse das crianças pelos esportes”, afirma o professor de educação física, Osvaldo Vieira, da Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes, no Rangel. Ele avalia que o programa da PMJP de construção e reforma de ginásios e quadras esportivas tem conseguido estimular a prática esportiva nas escolas da rede municipal.

Osvaldo, que comanda uma equipe de futebol de salão campeã por diversas vezes nos Jogos Escolares Municipais, tem sentido entusiasmo nas crianças e acha que isso é resultado do investimento que a Prefeitura tem realizado no setor. “Nosso ginásio é um espetáculo, nós professores também nos sentimos estimulados. Nada melhor do que um espaço adequado com dimensões corretas. Acredito que a construção de ginásios e quadras tem um retorno garantido. Esses espaços tiram as crianças do ócio e promovem o esporte como inclusão social”, enfatiza.

Os resultados do investimento são significativos. A Escola Municipal João Santa Cruz, do Bairro dos Novais, por exemplo, comemora a participação da equipe feminina de handebol nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), em Poços de Caldas (MG). Na Dumerval Trigueiro Mendes, alunos que começaram na equipe escolar de futebol de salão hoje estão treinando em equipes profissionais como Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Só neste ano, as escolas João Gadelha, Fenelon Câmara, João XXIII, José de Barros Moreira, Frei Afonso, Dom Hélder Câmara e José Américo de Almeida ganharam ginásios completos. Além delas, há as novas escolas que foram entregues à população, como a Raimundo Nonato Batista, que atende a comunidade Gervásio Maia e possui um ginásio poliesportivo de qualidade.

“A estrutura do ginásio não poderia ser melhor, temos muito espaço, o local é todo coberto, com banheiros, iluminação adequada e equipamentos para o desenvolvimento das aulas”, afirma a professora de educação física da escola Fernanda Moura Pessoa. A Escola Gervásio Maia atualmente desenvolve aulas de conhecimento básico das modalidades desportivas para que, em 2009, novas equipes estejam prontas para competições escolares.