Itiberê homenageia Jackson do Pandeiro no Música do Mundo

Por - em 29

Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal, que dirige no Rio de Janeiro uma orquestra formada por jovens seguidores do legado do mestre alagoano, será uma das atrações desta segunda-feira (27), no projeto ‘Música do Mundo’. O artista se apresenta com o Quinteto da Paraíba. Na mesma noite, o professor paulista de tuba e integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Valmir Vieira, vai tocar com a Banda 5 de Agosto. Quem fecha a programação é a Jerimum Jazz Band, de Natal (RN). O evento gratuito começa às 20h, no Busto de Tamandaré. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Fazer esse trabalho ao lado do Quinteto da Paraíba, nessa terra linda, cheia de som, de ritmo e harmonia, com temáticas de uma personalidade admirável, está sendo para mim totalmente gratificante”, ressaltou Itiberê Zwarg. “Tenho aqui a oportunidade de homenagear Jackson do Pandeiro, com ‘O Canto da Ema’, que é sempre menos homenageado por esse Brasil afora do que ele merece”, acrescentou.

O paulistano Itiberê Zwarg começou a carreira profissional com o grupo Ray Carelli, fazendo bailes em São Paulo e no interior. Em 1977, começou um novo ciclo na carreira, quando ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, no qual se mantém até hoje. Além da oportunidade de desenvolver um estilo próprio no contrabaixo, aprendeu muito com o mestre alagoano, desde a harmonia, arranjo e composição. Chegou a participar com ele da gravação de nove discos e fez turnês anuais pela Europa, América e Japão. Fez ainda workshops e oficinas de Hermeto na França, Alemanha, Suíça e Estados Unidos.

Na apresentação do ‘Música do Mundo’, Itiberê Zwarg vai apresentar composições próprias como “Três Notas”, “Abóbora com Coco” e “Muriqui”. Haverá espaço ainda para músicas bastante conhecidas do público nordestino, a exemplo de “O canto da Ema”, de João do Valle, Aires Viana e Alventino Cavalcanti, conhecida na voz de Jackson do Pandeiro. O baixista vai ser acompanhado pelo Quinteto da Paraíba, formado pelos músicos Yerko Tablito (1º violino), André araújo (2º violino), Ronedilk Dantas (viola), Andrêyna Dinoá (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo).

Valmir Vieira & Banda 5 de Agosto – O paulista Valmir Vieira é bacharel em Musica pela UFPB e professor de tuba desta mesma instituição desde 1981. Também é integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Como músico do Sexteto Brassil, representou o país no Festival Internacional de Música de Dijon (França-1983) e fez turnês pela costa leste dos Estados Unidos. O artista tem vários CDs gravados com os dois grupos.

“É um privilégio participar do projeto ‘Música do Mundo’ e ter a oportunidade de apresentar a tuba como instrumento solista para uma grande platéia, o povo de João Pessoa. Parabenizo a Prefeitura Municipal, através da Funjope, pela iniciativa tão importante tanto para cultura da cidade quanto para o público que a prestigia”, disse sobre a expectativa para a noite desta segunda-feira.

No repertório de Valmir Vieira, está “Beelzebub” (ária e variações), de A. Catozzi, que é uma música original para tuba solo e banda, com cadências do maestro Roberto Farias. Também será apresentada “Tubachôro”, de José U. da Silva (Duda). Quem vai acompanhar a performance do artista é a Banda 5 de Agosto, que completou 46 anos de fundação e pertence à prefeitura de João Pessoa. O grupo é regido pelo maestro Adelson Machado, tendo como adjunto Rogério Borges.

Jerimum Jazz Band – A big band Jerimum Jazz foi formada em 1998, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por iniciativa dos professores Ranilson Bezerra de Farias e Germanna França da Cunha. Além de proporcionar a prática instrumental, a iniciativa também serve como laboratório para arranjadores e compositores, trabalhando ainda em parceria com profissionais brasileiros e internacionais.

No repertório do grupo estão clássicos das grandes big bands americanas, como as músicas “In The Mood” e “Moonlight Serenade”, popularizadas pelo trombonista de jazz Glenn Miller, na primeira década do século passado. Porém, o Jerimum Jazz Band também toca música brasileira, a exemplo de chorinho, samba e bossa nova, frevo, baião, maracatu e outros estilos nacionais. No ‘Música do Mundo’, o público poderá ouvir ainda obras de grandes nomes da MPB, como Luis Bonfá (“Manhã de Carnaval”), Tom Jobim (“Dindi”), Sivuca e Glorinha Gadelha (“Fantasia Sivuquiana”) e o genial Jackson do Pandeiro (“Jacksolandia”). Os arranjos foram escritos pelo maestro Chiquito especialmente para esta ocasião.

Confira o restante da programação do ‘Música do Mundo’:
(Este ano o evento abraça o ‘III Paraibass’ – Encontro Paraibano de Contrabaixistas)

SHOWS

27/12 (segunda-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Itiberê Zwarg & Quinteto da Paraíba
– Valmir Vieira & Banda 5 de Agosto
– Jerimum Jazz Band

28/12 (terça-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Sizão Machado & Banda
– Itamar Collaço & Banda
– Campina Jazz Band

Local: Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte
Horário: 18h
– Milton Masciadri & Orquestra de Câmara da UFPB

29/12 (quarta-feira)

Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Dengue & Banda
– Fernando Nunes & Banda
– Michael Pipoquinha e Experimental Jazz Band

30/12 (quinta-feira)

Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Arthur Maia & Banda
– Adail Fernades & PBJazz

Local: Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte
Horário: 18h
– Pedro Gadelha & Orquestra de Câmara da UFPB


WORKSHOPS E MASTER CLASSES

27/12 (segunda-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Oficina: Criação Coletiva (com Itiberê Zwarg)

27/12 (segunda-feira) a 29/12 (quarta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Workshop “Arranjo e Orquestração” (com Adail Fernandes)

27/12 (segunda-feira) a 28/12 (terça-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Master Class: Contrabaixo Acústico (com Adail Fernandes)

28/12 (terça-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Contrabaixo Brasileiro (com Sizão Machado)

Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Workshop “A Evolução do Som do Contrabaixo” (com Itamar Collaço)

28/12 (terça-feira) e 29/12 (quarta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Master Class: Contrabaixo Acústico (com Milton Masciadri)

29/12 (quarta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Workshop “Workshop: Coco Dub – Afrociberdelia” (com Alexandre Dengue)

Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Workshop “Produção Musical” (Fernando Nunes)

30/12 (quinta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Workshop “Mercado de Trabalho” (com Arthur Maia & Michael Pipoquinha)