Jardim Veneza ganha Unidade de Inclusão Produtiva, neste sábado

Por - em 44

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugura neste sábado, às 15h, a Unidade de Inclusão Produtiva do Jardim Veneza/Mumbaba, que beneficiará diretamente 30 mulheres na produção e comercialização no ramo alimentício. A iniciativa é voltada para famílias cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Esta é a segunda unidade do tipo inaugurada pelo Governo Municipal. A solenidade contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

A unidade funcionará em uma área total de 120 metros quadrados e contará com refeitório, banheiros com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, cozinha ampla, vestuário, área de serviço e espaço para horta. De segunda a sábado, as 30 mulheres abrirão a unidade para produzir alimentos que, inicialmente, serão servidos apenas no refeitório ao preço de R$ 3,00 e a longo prazo a intenção é fornecer quentinhas.

A coordenadora de Segurança Alimentar da Diretoria de Trabalho, Renda e Economia Solidária, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Yara Pond, ressaltou que o objetivo do projeto é incentivar a Economia Solidária de forma que as pessoas envolvidas consigam renda e uma ocupação técnica. O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Lucro dividido – Com base nos princípios da Economia Solidária, as 30 mulheres serão responsáveis pela manipulação, acondicionamento, produção e comercialização dos alimentos e o lucro será dividido entre elas.

Como forma de garantir a continuidade do trabalho e consolidação do grupo, a Prefeitura de João Pessoa está disponibilizando para consultoria técnica e monitoramento uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), além de nutricionista e assistente social. A Unidade de Inclusão Produtiva fica localizada na Rua José Dantas de Almeida, Quadra I, no conjunto Jardim Veneza, ao lado do campo de futebol.