Jazz Band e 5 de Agosto encerram Semana do Músico na Capital

Por - em 44

A Banda 5 de Agosto e o grupo Experimental Jazz Band encerram as atividades da Semana do Músico neste domingo (28). As apresentações estão acontecendo desde o dia 23 de novembro. Os shows deste domingo estão previstos para começar às 18h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

A primeira atração é a Banda 5 de agosto, que surgiu em 27 de julho de 1964. Realizou a primeira apresentação pública na abertura da Festa das Neves. Com quase 47 anos de existência a banda se tornou um patrimônio da cidade de João Pessoa. O grupo está presente em importantes eventos na capital e de outros municípios paraibanos.

Atualmente a 5 de Agosto vem diversificando o repertório e abrindo espaço para novos músicos. Se em 1964 eram 26 componentes, contando com o maestro, hoje esse número chega a 53 pessoas.

A segunda atração é o grupo Experimental Jazz Band, composta por músicos da Banda de Música de João Pessoa e estudantes de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O grupo tocou com vários artistas locais, nacionais e internacionais, a exemplo de Nailon Proveta (sax alto), Carlos Malta, (sax alto) Radegundis Feitosa (trombones), os irmãos Moises e Fernando Alves (trompete) Fernando Wilhome (flauta) e outros.

Nesta apresentação da Semana do Músico a banda renderá homenagem aos músicos Radegundis Feistosa, Adailton França e Roberto Angelo falecidos no início deste ano. O concerto contará ainda com a participação da cantora Amanda Cunha que vem fazendo um grande trabalho com a música erudita e popular, e agora canta jazz. Amanda fará a interpretação de um clássico do jazz “Summertime”, composição dos irmãos Ira e Gerorge Gershwin. No repertório desta apresentação estão incluídas as canções: The Besto f Earth, Wind e Fire (arranjo de Bob Lowden), Blue Invasion (Louie Bellson), Chicago, Body and Soul (John Green), Summertime (George e Ira Gershwin), Baionizando (Betinho Muniz), A Night in Tunísia Bizzy Gillespie and Frank Paparelli, Rio Antigo (Nonato Buzzar e Chico Anísio), Chega de saudades (Tom e Vinicius), Meu sublime Torrão (Genival Macêdo), The Chicken (Jacó Pastorius), Os Caba da Paraíba (Rogério Borges).

Semana do Músico – Desde o dia 23 de novembro que acontece a primeira edição da Semana do Músico. Durante toda semana músicos, instrumentistas, professores de canto e música de várias regiões estivem presentes na Estação Cabo Branco para participar do encontro que contou com workshops de saxofone (Costinha – PB), Zé Filho e Edu Montenegro (guitarra – PB), Walter Lopes (trompete e improvisação – SP), percussão (Da Lua e China – SP), violão flamenco (Rinaldo Vitorinni – PB), guitarra e percussão de Costinha (PB), Manoca (RN), Walter Lopes (SP) e outros.

Na lojinha, localizada nos jardins da Estação, os apoiadores da Semana do Músico expuseram para venda instrumentos musicais, livros de música, CD´s e DVD´s.“Foi uma rica troca de conhecimentos e experiências entre os músicos”, disse o músico Rivaldo Dias.

A Semana do Músico é uma atividade desenvolvida pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco. O produtor musical e idealizador da semana, o músico Rivaldo Dias, comentou que João Pessoa sempre foi um berço de talentos, principalmente na área da música, onde periodicamente surgem de novos cantores e cantoras que dão seguimento a um caminho iniciado por grandes nomes como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Chico César e outros, que conseguiram romper a barreira cultural existente nos grandes mecanismos de comunicação nacional e se firmaram como personagens do cenário musical.