João Pessoa apresenta novos atrativos no Salão do Turismo

Por - em 23

Com o tema “Uma João Pessoa surpreendente”’, a capital paraibana será apresentada a partir desta quarta-feira (1º) durante o 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo e reúne representantes de todo trade turístico do país até o próximo dia 05. Além do tradicional ‘sol e mar’, João Pessoa inova ao apresentar atrativos turísticos como o ‘Roteiro Integrado Civilização do Açúcar’, que mostra o papel da cidade como uma das principais vias de escoamento da produção da cana de açúcar no país, em três roteiros que reúnem história, gastronomia, cultura e natureza.

Outra novidade que ganha destaque é a Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer. São mais de 8 mil metros quadrados de área construída no entorno do Ponto Extremo Oriental das Américas, parada obrigatória para quem deseja entrar em contato com o que há de mais moderno na cidade.

Os dois atrativos são apenas uma pequena mostra do que está sendo retratado no novo catálogo turístico da Capital. O material elaborado pela Secretaria de Turismo de João Pessoa detalha em três idiomas as belezas e peculiaridades da cidade onde ‘o sol nasce primeiro’.

Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, além de retratar a Capital, o catálogo é inovador, já que traz a relação de empresas que prestam serviços ao turista na cidade. “Fizemos questão de oferecer essa lista que foi atualizada de acordo com dados da Cadastur, do Ministério do Turismo e da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) para que o visitante tenha acesso a bons serviços credenciados e, por outro lado, incentivar a regulamentação do setor”, comenta o secretário que está em São Paulo participando do evento.

Elzário Pereira destacou a participação da Capital no Salão, já que o evento é uma das grandes oportunidades de mostrar como a cidade mudou e diversificou os atrativos turísticos. “Quem só ouviu falar da maravilhosa orla de João Pessoa, vai ter a oportunidade de saber que a cidade oferece muito mais do que as praias. Nossa Capital hoje é referência em modernidade, com a Estação Cabo Branco e com a sinalização turística roteirizada do Centro Histórico. Vale salientar que é a única cidade do Brasil que tem este tipo de sinalização, além do Roteiro Civilização do Açúcar, que valoriza a história da nossa cidade. É uma João Pessoa para todos os gostos, com atrativos para quem gosta de história, arquitetura, gastronomia, natureza e claro praia”, destaca.

O evento – O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).