João Pessoa Artesã está na 21ª edição da Brasil Mostra Brasil

Por - em 311

Thadeu Rodrigues

 

As participantes do projeto João Pessoa Artesã (JPA) vão expor peças em madeira, algodão colorido, bordado e crochê, entre outras tipologias, na 21ª edição da multifeira Brasil Mostra Brasil, que começou nesta sexta-feira (3), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Todas foram beneficiadas pelo Banco Cidadão e estarão no estande do programa de microcrédito, onde serão feitas inscrições dos interessados em abrir ou ampliar um negócio.

“O objetivo do JPA, coordenado pela primeira-dama do município, Maísa Cartaxo, é capacitar artesãs e dar identidade ao artesanato produzido na nossa cidade,  como também abrir espaços para comercialização, gerando renda e potencializando ações já existentes na Prefeitura por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Políticas Públicas para as Mulheres e de Trabalho, Produção e Renda”, afirmou o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares.

Segundo o diretor-executivo do JPA, Anderson Cambraia, haverá mais de 70 expositores na multifeira, entre grupos de artesãs e individuais, incluindo as Sereias da Penha, que inauguraram uma loja para vender seus artigos no mês passado, com apoio da PMJP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e Sebrae. “Quem passar pelo estande poderá conferir as habilidades manuais destas artesãs, que envolvem diversas tipologias”, disse.

O secretário Diego Tavares destacou o processo de qualificação e capacitação que o JPA proporciona às artesãs, com substancial melhora no design das peças. Um grande exemplo é o das Sereias da Penha. Após o sucesso da parceria com Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week, em abril deste ano, o estilista retorna a João Pessoa este mês para mais uma capacitação com as artesãs, desta vez, sobre desenvolvimento e elaboração de artigos voltados para casa e decoração.

Multifeira – A Brasil Mostra Brasil começa às 17h desta sexta-feira (3) e se estende até 12 de julho. Nos outros dias, o horário de funcionamento é das 15h às 23h. O evento vai ocupar um espaço de 14.000 metros quadrados, com participação de mais de 400 empresas. A entrada custa R$ 5, mas de segunda a quinta-feira da semana que vem (das 15h às 17h), a senha pode ser trocada por dois quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de fubá e sal.

Banco Cidadão – O Banco Cidadão concede empréstimos no valor de até dez salários mínimos (R$ 7.880), com taxas de juros de 0,9% ao mês e carência de até três meses. Os pagamentos podem ser quitados em até 24 meses.

Condições para inscrição – Ter a partir de 18 anos de idade; morar em João Pessoa há, no mínimo, seis meses; não é preciso estar formalizado; inadimplentes e servidores municipais não podem participar.

Documentação exigida (xerox e original) – RG; CPF e comprovante de residência do mês atual.