João Pessoa atinge meta em campanha de vacinação de combate a pólio

Por - em 37

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde na prevenção contra a poliomielite. Apesar da data da campanha ter iniciado no dia 18 de junho e estar planejada para ser concluída no dia 22 de julho, a cobertura atingiu 95, 72% da população da Capital. A meta do Ministério da Saúde era de 95% de crianças na faixa etária com menos de cinco anos de idade.

A Diretoria de Vigilância à Saúde destacou que já foram fornecidas 50.547 doses a população. “O Ministério da Saúde estipulou como de encerramento da campanha o dia 22 de julho. Entretanto, a população respondeu bem ao chamado para vacinarem as crianças menores de 5 anos e estamos com a meta alcançada antes da data limite”, enfatizou Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS

Para trabalhar na campanha foram destacados mais de 200 locais entre postos fixos e volantes, 60 veículos e mil profissionais da saúde. Chiara Dantas, coordenadora de imunização da SMS, assinalou que as mais de 52 mil doses de vacina distribuídas superaram a meta de 50 mil crianças na faixa etária específica.

A coordenadora lembra que, durante a campanha, foi reforçado o calendário básico infantil de vacinação. “Também disponibilizamos em todas as unidades de saúde da família as demais vacinas do calendário básico infantil para que aquelas crianças que estivessem com qualquer vacina em atraso fossem também imunizadas e assim evitar o adoecimento”, destacou Chiara.