João Pessoa bate recorde na geração de empregos em 2010

Por - em 10

João Pessoa gerou 2.331 postos de trabalho no primeiro quadrimestre deste ano, o que representa 73% mais do que no mesmo período de 2009. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho, desde o início da pesquisa, em 1997, esse foi o melhor resultado registrado para o período compreendido entre janeiro e abril.

O Caged registrou 18.685 contratações na Capital paraibana no primeiro quadrimestre e 16.354 demissões. Os setores que mais geraram vagas foram construção civil (1.830), serviços (645) e indústria da transformação (411). Considerando apenas abril, foram abertos 532 postos de emprego em João Pessoa, cinco vezes mais do que em abril do ano passado (100). Segundo o Caged, as empresas locais efetuaram 4.862 contratações no mês passado, contra 4.330 demissões.

Na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção de João Pessoa, Raimundo Nunes Pereira, ações de geração de renda e de estimulo à economia, desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), têm contribuído para o bom desempenho do mercado de trabalho local.

“Vale destacar a atuação do Empreender-JP, que estimula os pequenos negócios informais, gerando o chamado ‘autoemprego’, uma modalidade que não entra nas estatísticas do emprego formal”, acrescenta Nunes.