João Pessoa e a 1ª cidade a ter Oferta de Inventário Turística

Por - em 45

João Pessoa é o primeiro município brasileiro a incluir todas as informações de equipamentos e serviços turísticos existentes na cidade como hotéis, restaurantes, agências de turismo, instituições de ensino, bens culturais, segurança pública, atrativos naturais, infraestrutura básica e turística, dentre outros segmentos. O ‘Inventário da Oferta Turística’ foi oficialmente validado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), na tarde desta terça-feira (25), na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano Cabo Branco. As informaçoes podem ser acessadas através do endereço eletrônico www.inventario.turismo.gov.br.

Na ocasião, Ricardo disse que esse inventário só foi concluído com muita técnica e paixão, pois diante das dificuldades enfrentadas pela equipe, o resultado foi positivo, já que 3.970 informações foram inseridas no ‘Invitur’ e estão disponíveis para todos. “Não poderíamos planejar a cidade sem conhecê-la. O turismo no município de João Pessoa é feito com profissionalismo. Por isso, criamos o Conselho Municipal de Turismo, estamos regulamentando os serviços de bares, hotéis, passeios turísticos, além de investimentos em turismo de eventos, com a construção de um grande teatro para mais de duas mil pessoas e turismo náutico”, relatou o prefeito.

O secretário do Turismo Euzário Pereira afirmou que a validação do Inventário Turístico foi de grande importância, pois hoje João Pessoa está como notícia em todos os portais nacionais, além de estar servindo de modelo de metodologia para outros indutores turísticos, uma vez que foi a primeira cidade brasileira a concluir.

Presentes na cerimônia solene estavam a coordenadora geral do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro; a coordenadora da pesquisa, professora Vera Simões, do Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP); secretários municipais, estudantes de turismo que participaram do Projeto e sociedade civil organizada.

O Inventário é uma espécie de mapeamento dos equipamentos e serviços no município que podem influenciar na atividade turística, pois os dados existentes no sistema sobre a situação do setor na Capital são reais. João Pessoa servirá de modelo para as outras capitais e mais 65 destinos turísticos no Brasil. A metodologia desenvolvida pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) para fazer o levantamento dos equipamentos turísticos da cidade será apresentada para gestores do Paraná e Porto Velho ainda este mês.

O trabalho de inventariança em João Pessoa envolveu estudantes e professores universitários em Turismo. Os dados deverão ser armazenados e atualizados periodicamente no Invtur, que é um banco com informações detalhadas acerca da oferta turística do município. Essas informações poderão ser acessadas tanto pelo poder público, em suas diferentes instâncias, quanto pela sociedade civil, de forma sistematizada e hierarquizada e de acordo com os interesses de cada um.

Em 2006 o secretário Euzário Pereira participou do lançamento da metodologia do projeto no 2º Salão do Turismo, trouxe a idéia para João Pessoa e, no mesmo ano, a Setur começou a realizar todo o levantamento de dados piloto. Em 2007, o projeto ficou paralisado porque ainda não tinha recursos, mas em 2008, voltou com força total e foi realizada a capacitação dos coordenadores e professores pelo Ministério do Turismo. Deu-se, então, o início da inventariação em campo, no período de 20 de outubro a 19 de dezembro de 2008. Toda a inserção das informações no Sistema de dados Invtur foi feita este ano.