João pessoa é escolhida para sediar Olimpíadas Escolares

Por - em 9

João Pessoa foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para sediar as Olimpíadas Escolares 2011 para atletas de 12 a 14 anos. A escolha foi feita após um processo semelhante ao do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos, com direito a seminário para as cidades candidatas, caderno de encargos, além de visitas e reuniões in loco. As cidades que receberão as maiores competições estudantis do Brasil foram anunciadas pelo COB na sexta-feira (24).

De acordo com o secretário de Esportes do Município, João Curujinha, a escolha de João Pessoa para sediar uma competição desse porte é um reflexo das melhorias implantadas por toda a cidade, como a construção de ginásios poliesportivos, ações na área de transportes, recuperação da orla, entre outras. “Tanto as Olimpíadas Escolares quanto as Universitárias estão consolidadas no calendário esportivo nacional. Por isso o grande interesse de diversas cidades em receber esses eventos. Esse evento irá movimentar a juventude brasileira, incluindo os jovens de João Pessoa, através da prática esportiva, revelando valores e novos talentos para o esporte brasileiro, além da importância turística para a cidade”, destacou.

Em 2011, as competições das Olimpíadas Escolares, na categoria de 12 a 14 anos, acontecem no mês de outubro em João Pessoa. Na categoria de 15 a 17 anos, será em dezembro em Joinville (Santa Catarina). No mesmo ano, as Olimpíadas Universitárias serão organizadas em Campinas (São Paulo). Segundo os organizadores, o objetivo da competição é promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país.

As Olimpíadas Escolares mantêm atualmente 11 modalidades (Atletismo, Ciclismo, Judô, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) na etapa de 12 a 14 anos; e 12 modalidades (incluindo o taekwondo) na de 15 a 17. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

As Olimpíadas Escolares e Universitárias são os maiores eventos esportivos envolvendo estudantes do Brasil. Mais de um milhão de jovens participaram das fases regionais, que servem como classificatória para atletas de 12 e 14 anos das Olimpíadas Escolares, encerrada na semana passada em Fortaleza (CE). Na capital cearense, mais de 3.500 atletas disputaram medalhas e tiveram contato com os valores do olimpismo através de atividades culturais, educativas, palestras de atletas olímpicos, entre outras ações.

Seleção – O processo seletivo das cidades-sedes seguiu moldes semelhantes ao do Comitê Olímpico Internacional (COI) na seleção das sedes olímpicas. Em abril deste ano, o COB organizou um seminário para as cidades interessadas, onde foi distribuído Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares, com as condições necessárias para um estado ou cidade candidatar-se para sediar o evento, entre normas, regras, prazos e procedimentos de inscrição e participação no processo.

Por fim, uma comissão de inspeção visitou todas as cidades interessadas. Em João Pessoa, a visita foi realizada em junho deste ano. Durante as visitas, houve várias reuniões com todas as áreas de interesse, além de inspeções aos locais de competição e hotéis oferecidos.