João Pessoa é tema de debate no 5º Salão do Turismo em São Paulo

Por - em 22

Uma solenidade com a presença de mais de 850 pessoas marcou a abertura nesta quarta-feira (26) da abertura do 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo até o próximo domingo (30). Os organizadores do evento esperam atrair um público de 100 mil pessoas. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua secretaria de Turismo (Setur), participa dos debates temáticos.

O secretário de Turismo, Elzário Pereira Júnior, palestrou nesta quarta-feira sobre a a experiência da região metropolitana de João Pessoa na inclusão social de jovens no turismo brasileiro. O ‘Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional’, que no ano passado formou 142 jovens e ao final do curso 45 deles já estavam empregados, está entre as ações do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), criado e gerido pelo Ministério do Turismo. A proposta do projeto é dar condições dos jovens trabalhar como forma de prevenir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nos segmentos do turismo.

Salão – O Salão do Turismo é considerado o maior evento do gênero da América Latina. Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Ministério do turismo prevê um crescimento de 20% na frequência e nos negócios durante o 5° Salão do Turismo. A expectativa é que sejam comercializados pelo menos R$ 8 milhões em pacotes turísticos, passagens aéreas e outros produtos.