João Pessoa é um dos 65 destinos beneficiados com Plano de Turismo

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João Pessoa é um dos 65 destinos que estão priorizados pelo Plano de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil (PRT), do ministério do Turismo. A Capital paraibana também está presente na primeira fase Plano, que consiste em promover os destinos brasileiros em Nova Iorque, Califórnia e Los Angeles. Somente para esta primeira fase, segundo Elzário Junior, secretário executivo de Turismo, serão investidos três milhões de dólares. Estes destinos constam nas projeções de investimentos financeiro e técnico até 2010.

Os 65 destinos escolhidos têm, de acordo com o Ministério do Turismo, condições de impactar turisticamente a região, pois tanto recebem como distribuem fluxo turístico. Esse conjunto pode beneficiar ainda outros 668 lugares, que se encontram polarizados por essas cidades eleitas pelo forte potencial turístico.

De acordo com o estudo, em médio prazo, o ministério terá condições de avaliar se o destino escolhido foi capaz ou não de desenvolver seu potencial em cada um dos quesitos avaliados. Através de um convênio firmado com a Fundação Getúlio Vargas, cada um destes 65 destinos terá o seu nível de competitividade mensurado. A metodologia vai analisar vários itens da atividade turística, desde acesso ao local, preservação do meio ambiente, promoção, infra-estrutura geral e até a capacidade empresarial da região.

De acordo com Elzário Junior, a cidade terá tempo suficiente para se preparar para o resultado destes investimentos, pois o Plano tem abrangência de três anos. “Enquanto isso, trabalharemos para melhorar, principalmente, a mão de obra. Vamos incentivar os empresários a realizarem cursos e a qualificar os seus profissionais. Essa será a orientação da Setur”, comentou Elzário. Ele explica que a Setur, juntamente com órgão municipais e estaduais, vem realizando trabalho de fiscalização dos meios de hospedagem para que sejam verificadas questões como segurança, higiene, qualidade dos alimentos e prestação dos serviços. A meta, segundo ele, é expandir este trabalho as outras áreas do setor.

Agora a Setur está acompanhando o trabalho de elaboração do material promocional, sempre atentando para a atualização das informações da cidade. “Estamos sempre verificando o banco de imagens, melhorando as informações, tudo para que João Pessoa apareça da melhor maneira, já que ela foi o único destino escolhido no Estado”, comenta.