João Pessoa ganha quatro Estações Digitais em apenas um dia

Por - em 346

Em apenas um dia, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou quatro Estações Digitais. As entregas aconteceram nessa quinta-feira (27), na Associação Mão Amiga (Avenida João Machado), na sede da Guarda Municipal (Tambiá), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e na Associação de Amigos e Moradores do Grotão. Neste sábado (29), mais uma ED será inaugurada pela PMJP – desta vez, no Mercado Central.

De acordo com secretário de Ciência e Tecnologia da PMJP, Sales Dantas, a inauguração das EDs vai permitir que muitas pessoas comecem 2013 tendo acesso ao mundo virtual. “O projeto promove a inclusão digital por meio da capacitação. Fico feliz com a ampliação do programa porque sabemos que as EDs promovem resultados positivos na vida das pessoas que mais precisam”, ressaltou.

O estudante Wellington Salustino, de 17 anos, já faz planos. “Tenho um conhecimento básico, porque já fiz outro curso de informática, mas não levei muito a sério. Desta vez, vai ser diferente. Quero aprimorar o que aprendi”, conta. Ele é morador do bairro de Cruz das Armas e deve integrar a primeira turma de Informática Básica da Associação Mão Amiga.

Para o major Marcus Marques, superintendente da Guarda Municipal, a instalação de um telecentro na sede da instituição que comanda também será uma boa oportunidade para os guardas se atualizarem. “Estaremos abertos à comunidade e também vamos estimular o nosso pessoal. Afinal, a tecnologia abre horizontes para todo mundo”, disse.

EDs – As Estações Digitais fazem parte do Programa de Inclusão Digital para a Cidadania, gerido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec). Há 36 telecentros na cidade com cursos gratuitos de informática básica e alguns cursos avançados.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Aproximadamente 40 pessoas serão capacitadas por semestre, em cada telecentro. Em horários alternativos, o espaço também disponibilizará acesso gratuito à internet.