João Pessoa ganha único serviço de ressonância magnética público da PB

Por - em 548

João Pessoa será o primeiro município do Estado a possuir um aparelho de ressonância magnética. O serviço de diagnóstico será implantado nesta terça-feira (9) no Hospital Santa Isabel e funcionará da segunda a sexta, das 7h às 19h, beneficiando uma média de 250 pessoas por mês.

O equipamento foi adquirido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), num valor orçado em R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão apenas em equipamento e o restante nas instalações do serviço.

 

A diretora do Hospital Santa Isabel, Bárbara Wanderley, destacou que o serviço de diagnóstico por ressonância magnética abrangerá as especialidades de coluna lombar, coluna cervical, crânio, quadril, ombro, cotovelo, joelho e tornozelo. A equipe responsável pelo serviço é composta por três técnicos com formação para operação no equipamento, dois técnicos em enfermagem e três radiologistas. O serviço irá atender, inicialmente, apenas o município de João Pessoa, agendado através da Central de Regulação, mas tem a previsão de ser ampliado para os municípios pactuados com a Capital.

A diretora ressaltou que ampliar o acesso aos exames de alta complexidade faz parte de reestruturação da atenção hospitalar do município de João Pessoa e que a aquisição do equipamento de ressonância corresponde a uma economia nos gastos com exames. “Com a implantação da ressonância, o município de João Pessoa vai ter a oportunidade de tirar um recurso que estava sendo pago para o privado e investir no público, tendo em vista que o SUS preconiza que o privado é complementar e, até hoje, ele era integral”, afirmou Bárbara.

Atendimento – Além do serviço de ressonância, o Hospital Santa Isabel atende nas áreas de cirurgia eletiva, cirurgia bariátrica e vasectomia. De acordo com a direção do hospital, a unidade realiza hoje cerca de 350 cirurgias eletivas ao mês, bem como1.800 consultas no ambulatório.

O fluxo de atendimento compreende João Pessoa e municípios pactuados. O serviço inicia com a recepção do usuário pela equipe de Saúde da Família, que encaminha para o ambulatório de cirurgia eletiva do Santa Isabel. No hospital é realizada a consulta e exames pré-operatórios. Após realizar o procedimento cirúrgico, a equipe promove o acompanhamento do usuário.

Dentre as especialidades abrangidas pelas cirurgias eletivas do Santa Isabel estão a cirurgia geral, vascular, ginecologia, proctologia, mastologia, urologia, cabeça, pescoço, bucomaxilofacial, otorrinolaringologia, mão, punho e aparelho digestivo.