João Pessoa gera 1.799 vagas de empregos formais este ano

Por - em 40

João Pessoa bateu recorde em geração de empregos formais no primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, as empresas locais abriram 1.799 postos de trabalho, 44,4% mais do que no mesmo período de 2009, revela o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.

Esse foi o melhor resultado desde o início da pesquisa, em 1997. Antes, o recorde para o período havia sido alcançado no primeiro semestre do ano passado, quando João Pessoa registrou geração de 1.246 vagas.

De acordo com o Caged, entre janeiro e março de 2010, foram realizadas 13.823 contratações com carteira assinada na Capital. Já as demissões de trabalhadores formais ficaram em 12.024. O setor da Construção Civil foi o que mais gerou empregos. O Caged registrou 1.408 novas vagas nesse período, com a contratação de 4.001 trabalhadores e a demissão de 2.593.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes Pereira, lembra que a pesquisa do Caged reflete apenas os números do setor formal da economia. “Há muito emprego sendo gerado também entre os informais”, avisa.

De acordo com ele, com o incentivo do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), aproximadamente 8 mil pequenos empresários conseguiram abrir ou ampliar seus empreendimentos. “Com isso, a base da economia está sendo fortalecida. E onde os pequenos vão comprar matéria-prima e equipamento? Nas grandes empresas formais, que vendem mais e, consequentemente, contratam mais”, explica.