João Pessoa integra circuito mundial do Dia da Animação

Por - em 21

Esta terça-feira (28) marca o Dia Internacional da Animação e, para comemorar a data será realizada em 51 países e 150 cidades brasileiras, simultaneamente, às 19h30, uma mostra oficial de curtas-metragens de animação (nacionais e estrangeiros). Em João Pessoa, a programação acontece no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, com franca.

A programação começa às 16h com a palestra “O Filme de Animação como Documentário”, ministrada pelo animador e professor do Departamento de Artes da UFPB, autor do livro técnica e estética através da história, Alberto Lucena Jr.

Na palestra, o professor apresentará um conteúdo que explora vários aspectos da animação em documentário tais como definição, história, abordagem estilística e mercado, utilizando ilustração com imagens e dois filmes representativos (The Sinking of the Lusitania, Winsor McCay, de 1918, e Ryan, Chris Landreth, de 2004).

“Essa atividade do Dia Internacional da Animação, podemos chamar de ‘briefing’ do que estamos programando na área de cinema para o próximo ano na Estação Cabo Branco. Por exemplo, já estamos em contato com alguns proponentes de projetos chancelados para participar da programação do Ano França/Brasil. E, nessa perspectiva, pretendemos trazer para João Pessoa uma Mostra de Animação Francesa, entre outros projetos”, antecipa a diretora de Programação e Atividades da Estação Cabo Branco, Edileide Vilaça.

Em João Pessoa, a coordenação está sob a responsabilidade da Divisão de Audiovisual da Fundação de Cultura de João Pessoa – Funjope, em parceria com a Estação, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual/ABD-PB e Ministério da Cultura. A lista das cidades participantes e mais informações sobre o Dia Internacional da Animação estão no site www.abca.org.br/dia/.

O evento no mundo – Foi em 28 de outubro que, em 1892 (três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008, o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 países.

O evento no Brasil – O “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à Asifa, e seus membros espalhados por todo Brasil. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país. O evento em 2008 é financiado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.