João Pessoa integra Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil

Por - em 37

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) participou da solenidade de assinatura do ‘Pacto de Redução de Mortalidade Infantil’, que foi firmado entre 21 municípios paraibanos e o Ministério da Saúde. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no Palácio da Redenção, Centro de João Pessoa. No encontro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão apresentou o projeto ‘Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal’.

O investimento do ‘Pacto de Redução de Mortalidade Infantil’ para toda Paraíba será de R$ 9,1 milhões. “Ainda não sabemos quanto será destinado para João Pessoa, mas posso garantir que a prefeitura irá investir em setores que vão priorizar a humanização dos atendimentos e a qualificação dos profissionais. Iniciamos a recuperação da saúde municipal reestruturando a parte física dos prédios e na aquisição de novos equipamentos, como também aumentamos o número de atendimentos nos Postos de Saúde da Família. Com a casa arrumada, conseguiremos oferecer um melhor serviço de saúde para a população”, explicou o prefeito.

Em 2008, a taxa de mortalidade infantil de João Pessoa foi de 11,82 a cada mil habitantes, sendo o menor registro dos últimos oito anos na Capital. Em 2007, a taxa foi de 14, 93. Em 2000, o índice era de 19,82 a cada mil habitantes. “Desde que assumimos a prefeitura, conseguimos reduzir a morte entre recém-nascidos consideravelmente. Mesmo ainda não atingindo todas as metas, não podemos deixar de afirmar que muito já foi feito. Com mais esse incentivo do Governo Federal, temos a certeza que iremos avançar muito mais”, disse Ricardo Coutinho.