‘João Pessoa mais verde’ é encerrado com plantio de árvore em Mandacaru

Por - em 72

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) encerrou, nesta quinta-feira (9), o projeto “João Pessoa mais verde, 427 mudas plantadas”. O prefeito Luciano Agra fez o plantio simbólico de um ipê roxo, árvore de número 427, na Escola Municipal Senador Rui Carneiro, em frente ao Centro da Cidadania, em Mandacaru.

O projeto, que integra a programação do aniversário de 427 anos de João Pessoa, começou no dia 23 de julho, quando foram plantadas 17 mudas de palmeiras imperiais no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Também receberam mudas de árvores os canteiros e equipamentos públicos dos bairros de Mandacaru, Padre Zé, Roger, Manaíra, Bessa, Alto do Mateus, Centro, Altiplano, Bairro dos Ipês, Jardim Veneza, Cidade Verde e Colinas do Sul.

O projeto foi possível concretizado com o apoio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e também da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Passamos por calçadas e lugares que precisavam de limpeza, por isso a ação teve de ser feita em conjunto com outras secretarias. Isso possibilitou que ultrapassássemos a meta de plantar 427 mudas, chegando a 483”, disse a secretária adjunta de Meio Ambiente, Wellintânia Freitas.

Escolas – O secretário de Meio Ambiente, Joácio Morais, destacou o apoio dos professores da rede municipal, que trabalharam com os alunos a importância de fazer de João Pessoa uma cidade ainda mais verde. Ele aproveitou o momento para convidar os presentes a visitar o Parque Arruda Câmara (Bica), recentemente requalificado. “Lá é um excelente espaço para as aulas de Ciências”, complementou.

Participaram da cerimônia a banda marcial e o grupo de capoeira dos estudantes da Escola Rui Carneiro, que recebeu 15 mudas de árvores nativas. A diretora Auzeni Andrade Matsubayashi lembrou que o carro chefe da escola é sustentabilidade. “Trabalhamos as questões ambientais com todos os nossos estudantes, do Ensino Fundamental à Educação de Jovens e Adultos”, ressaltou.

Lucas dos Santos Ribeiro, de 12 anos, e Ana Beatriz Galdino Ribeiro, de 9, contaram que tudo que aprendem na Escola utilizam em casa. “Já fiz hortinha com garrafa reciclada e montei brinquedos”, disse Lucas. Já Ana Beatriz prefere montar brinquedos com material reciclado, como tampinhas de garrafa e latas.

O prefeito Luciano Agra aproveitou a presença das crianças e pediu o apoio delas para que ajudem a preservar as mudas de árvores plantadas. “É preciso valorizar e resgatar as árvores brasileiras. Estamos plantando mudas de árvores nativas, encontradas aqui quando as nossas terras eram imensas florestas. O alerta para a questão ambiental já foi dado. Agora vamos partir para a ação”, disse.