João Pessoa no Conselho Nacional de Cidades, a partir de abril de 2008

Por - em 24

João Pessoa passa a integrar a partir de abril de 2008, o Conselho Nacional das Cidades, instância formada por diversos segmentos da sociedade que é o espaço de discussão do desenvolvimento das cidades no País. A eleição ocorreu durante a Conferência Nacional das Cidades, realizada entre os dias 25 e 29 de novembro em Brasília (DF), com a participação de mais de 3.000 pessoas de todos os estados da federação.

O conselho tem suas discussões focadas nas áreas de trânsito, transporte e mobilidade; planejamento territorial urbano, habitação e saneamento ambiental. O secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e Porta Voz do Governo Municipal, Ubiratan Pereira, ressaltou ser esta a primeira vez que um município paraibano passa a integrar o colegiado, criado em 2001. “A Prefeitura de João Pessoa estará representando a Paraíba através da Frente Nacional de Prefeitos, acompanhando em um espaço privilegiado a discussão de diretrizes, programas e políticas públicas que poderão se concretizar na política nacional de desenvolvimento urbano”, disse.

A participação da Capital também servirá para discutir políticas públicas em âmbito nacional que poderão ser aplicadas no município e também algumas experiências desenvolvidas pela Prefeitura serão apresentadas no Conselho Nacional das Cidades dentro das discussões. O Conselho é formado por diversos órgãos e setores da sociedade, a exemplo de sindicatos, movimentos sociais, instituições governamentais e empresariais.