João Pessoa nos Trilhos lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

Por Fátima Sousa - em 649

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado nesta quinta-feira, 18 de Maio em todo o país.  Em João Pessoa, o dia será marcado com a Campanha “João Pessoa Nos Trilhos”, a partir das 7h30, tendo como base inicial a Rede Ferroviária, no Varadouro, centro da cidade. A ação é da Prefeitura Municipal (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Companhia Brasileira de Trem Urbanos (CBTU).

A mobilização, sob a responsabilidade da Diretoria da Assistência Social (DAS), pela Proteção Social da Média Complexidade, envolve a entrega de material informativo alertando à população sobre a necessidade de conscientização e denúncias sobre os malefícios do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante toda a manhã, com encerramento às 12 horas, equipes da rede de proteção municipal, cairão em campo, com atividades que vão desde conversas com as pessoas presentes ao Terminal Ferroviário, a apresentação de performances sobre o tema, ao som de batucadas, com a participação de grupos de crianças e jovens usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Sedes.

Cabedelo – Às 9h10, as equipes seguirão de trem para Cabedelo, onde se integrarão as equipes daquele município para continuar a ação. Durante o trajeto, haverá uma intervenção na parada ferroviária de Mandacarú. “A ação será fortalecida com a integração das equipes  de João Pessoa e Cabedelo”, destacou Josenilda Nascimento, da Média Complexidade.

Ela lembra que a Sedes pretende  dar visibilidade ao fenômeno da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, com a elaboração de  estratégias para o seu enfrentamento e oportunizar o protagonismo dos adolescentes com o incentivo às denúncias.

A programação, que chama a atenção para o grande índice do abuso e exploração sexual infanto-juvenil em todo o Brasil, consta ainda de atividades lúdicas educativas com crianças e adolescentes idade 6 a 17 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a divulgação dos Números para denúncias – Disque 100 (nacional) e o 08002827969 – da PMJP.