João Pessoa participa de debates sobre nova classificação hoteleira

Por - em 20

Representantes da Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participam nestas quinta (15) e sexta-feira (16) de uma oficina para discutir o ‘Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem’, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com entidades do setor. No evento, que acontece em Ouro Preto, Minas Gerais, será elaborado o documento que definirá os critérios e requisitos para que um empreendimento seja classificado como “Hotel Histórico”.

O secretário de Turismo da Capital (Setur), Elzário Pereira Júnior, que foi convidado pelo MTur para participar como especialista para a elaboração da nova matriz, destacou que o sistema vai servir como um guia para os turistas que visitam o país. “Com os critérios definidos, apenas os empreendimentos que se encaixam no padrão poderão utilizar a nomenclatura específica, o que vai auxiliar o turista na hora da escolha do tipo de hotel que ele deseja se hospedar”, comenta o secretário, que também participou da oficina Cama & Café, realizada nos dias 08 e 09 deste mês, no Rio de Janeiro.

Após a oficina, o documento final sobre a matriz “Hotel Histórico” será disponibilizado no site www.turismo.gov.br para consulta pública. A oficina em Ouro Preto é o quinto encontro promovido pelo MTur, com o objetivo de elaborar as novas matrizes de classificação hoteleira.

O Sistema – O Novo Sistema de Classificação do Meios de Hospedagem, que está sendo construído em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, contempla oito matrizes, que abrangem diferentes modalidades de meios de hospedagem: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. O processo de classificação é voluntário, mas essencial para que o turista saiba, claramente, o tipo de hotel em que se hospedará e os serviços que serão oferecidos.