Joao Pessoa realiza até sábado debate sobre Segurança Pública

Por - em 42

João Pessoa sedia, desde quinta-feira (14), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (Comseg). O evento acontece até sábado (16), pela manhã no auditório do Sebrae, no bairro dos Estados. A abertura contou com a participação do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), e de entidades de Direitos Humanos, trabalhadores da segurança pública e representantes da sociedade civil. A Conferência segue até sábado (16).

Durante a abertura, o prefeito falou como o Governo Municipal vem contribuindo para diminuir os índices de violência na cidade. Ele citou a construção de praças e a iluminação pública, além da instalação do Conselho Municipal de Segurança, como base de experimentação para reconhecer o papel do município neste campo, visto que a responsabilidade em combater de maneira direta à violência compete ao Governo Estadual.

A representante do Ministério da Justiça, secretária-executiva Mariana Carvalho Oliveira, veio até a Paraíba para divulgar os programas do Governo Federal de combate à criminalidade e os objetivos principais da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília (DF).

“João Pessoa está de parabéns por realizar a sua conferência de segurança pública e todos nós sabemos dos desafios e também dos avanços promovidos nesta área pelas três esferas de governo, estamos dando o ponto de partida para a consolidação de uma política pública essencial e que é um direito fundamental e cidadão para todos os brasileiros”, afirmou.

A secretária do Ministério da Justiça apresentou ainda as etapas organizadoras que serão realizadas até a Conferência Nacional. Ela informou que, diferente das demais Conferências, as propostas tiradas da Municipal, seguirão imediatamente para a Conferência Estadual e desta para a Federal. Podem ser realizadas também Conferências Livres e Virtuais e assim garantir a ampla participação da sociedade brasileira.

Livro – Na ocasião, foi lançado o livro “Participação e Segurança Pública no Brasil: teoria e prática”, do cientista político e presidente do Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos de João Pessoa (Comsedh), Rubens Pinto Lyra. A apresentação da obra ficou sob a responsabilidade do Procurador Regional da União, Luciano Mariz Maia e do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.

“Esta obra traz uma contribuição importante para este debate sobre segurança pública no País e está sendo lançada em um momento mais do que oportuno quando da realização desta Conferencia Municipal e da organização da Nacional, trazendo artigos de estudiosos do tema, promovendo a valorização de políticas sociais e a participação cidadã”, disse o prefeito.