João Pessoa recebe exposição itinerante ‘Rino Mania’ na próxima semana

Por - em 50

Nesta próxima quarta-feira (16) chega à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes 15 esculturas de rinocerontes da exposição itinerante “Rino Mania”. A abertura oficial da exposição será nesta sexta-feira (18) com entrada aberta ao público. No Brasil, a mostra já percorreu as cidades de Agudos, Lençóis Paulista, Itapetininga Botucatu, Jundiaí, Estrela do Sul, Taquari, São Leopoldo, Uberada. No Nordeste apenas o município de Cabo de Santo Agostinho (PE) e João Pessoa (PB) recebem a exposição Rino Mania.

As esculturas ficarão expostas nos jardins da casa até o dia 21 de novembro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira de 9h às 21h e sábados e domingo das 10h até às 21h.

A exposição Rino Mania foi idealizada pela Wild in Art, empresa inglesa que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implantação em ambientes educacionais, na cidade de Chester, Inglaterra. Ela nasceu com o objetivo de fortalecer o turismo da cidade. O projeto promoveu exposições de esculturas em fibras de vidro em formato de rinocerontes, decoradas por artistas e estudantes.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, explicou que a Rino Mania também objetiva conscientizar professores e estudantes sobre a preservação de animais ameaçados de extinção no Brasil e no mundo.

“Com esta exposição, a Estação Cabo Branco passa a fazer parte do circuito internacional de exposições deste porte. Ao mesmo tempo estamos potencializando o Projeto Estação Ambiental e também conscientizando a população e os estudantes para a preservação de animais em extinção”, comentou a curadora da Estação Cabo Branco, Lúcia França.

O ponto de partida desta exposição aconteceu em São Paulo, quando o Museu Brasileiro de Escultura (MUBE), em parceria com a empresa Duratex, que na época estava comemorando 60 anos, reuniu em um mês 60 esculturas de rinocerontes pintadas por artistas, que participaram de uma seleção pública realizada pela rede social Facebook. As esculturas foram distribuídas em pontos estratégicos da cidade com o intuito de transformar o visual da cidade em uma savana urbana e colorida.

Por que rinocerontes? – O impacto ambiental que o animal causa aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo do rinoceronte oferece aos artistas para executarem seus trabalhos de maneira livre e criativa, o fato de ser uma espécie em extinção, são fatores totalmente alinhados à proposta da empresa que pretende incentivar e disseminar a arte e alertar quanto à preservação das espécies.

Serviço:

Rino Mania

Exposição dos Rinocerontes

Data da chegada das obras: Quarta-feira (16)

Dia da montagem: Quinta-feira (17)

Abertura: Sexta-feira (18)

Até o dia 21 de novembro

Local: Jardins da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.

Horário de visitação:

Terça a sexta-feira – 9h às 21h.

Sábado e domingo – 10h às 21h.

Contato para imprensa

Lúcia França – Curadora da Estação Cabo Branco

Fone: 8708.9445 – 9985.2725 – 8802.3255

E-mail: luciafranca1001@gmail.com