João Pessoa sedia as Olimpíadas Escolares do Brasil em novembro

Por - em 25

Um convênio assinado na manhã desta terça-feira (28) entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) transformou a Capital paraibana na primeira sede das Olimpíadas Escolares do Brasil fora do eixo Sul-Sudeste. A edição de 2007 do evento irá acontecer no período de 8 a 18 de novembro, contando com a participação de mais de 3 mil atletas de 15 a 17 anos, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Serão disputadas nove modalidades esportivas: judô, natação, atletismo, futsal, xadrez, vôlei, basquete, tênis de mesa e handebol, nas categorias masculina e feminina. Já estão definidos os locais onde acontecerão as competições e a abertura dos jogos.

Investimento – A assinatura do documento aconteceu no gabinete do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e contou com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Recreação do Município, Marconi Paiva. Na ocasião, representantes COB fizeram uma apresentação detalhada de toda a estrutura do evento, bem como sobre a responsabilidade de cada uma das partes envolvidas. Para a realização das ‘Olimpíadas Escolares’ serão investidos R$ 3 milhões provenientes do Ministério do Esporte e cerca de R$ 500 mil oriundos do Governo Municipal.

O prefeito agradeceu a presença da comitiva e disse que as competições causarão impacto no setor turístico, econômico e consolidarão o esporte em João Pessoa. “A Prefeitura apóia esse evento e vai se empenhar ao máximo para atender as expectativas. Isso servirá de estímulo aos estudantes, que se sentirão contagiados com as competições. Queremos que os nossos alunos se sintam incluídos através do esporte”, afirmou Ricardo Coutinho.

Edgar Hubner, gerente-geral de eventos das Olimpíadas Escolares, explicou que os estudantes que estarão participando dos jogos são aqueles selecionados nas etapas municipais e estaduais de cada estado. O gerente disse ainda que as Olimpíadas visam fomentar a prática de esportes nas escolas do Brasil. “O esporte é muito importante no processo educacional. Uma forma de melhorarmos o nível do esporte no País é fortalecer as competições nas escolas, para que a partir desses jogos possamos descobrir novos talentos”.

O projeto das Olimpíadas Escolares surgiu em 2004 e em 2005 foi reformulado para descentralizar as sedes dos jogos do Sul e Sudeste brasileiros. “Depois de alguns ajustes no projeto original, João Pessoa será a primeira cidade a sediar um evento tão importante fora do eixo Sul e Sudeste. Através do evento os alunos têm ainda a oportunidade de conhecer diferentes culturas”, ressaltou Edgar.

A abertura das Olimpíadas acontecerá no dia 8 de novembro, às 16h, no Colégio Marista Pio X. Confira os locais de competição: Athenas Colégio e Curso, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Colégio Pró-Saúde, Clube Cabo Branco, Centro de Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB), Serviço Social do Comércio (Sesc), Clube dos Oficiais da Polícia Militar da Paraíba (COPM-PB), Vila Olímpica CIEF, Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginásio Hermes Taurino, Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima (O Ronaldão), Colégio Marista Pio X, Escola Municipal Dumerval Figueiredo, Colégio Motiva, Caixa Beneficente dos Oficiais da Polícia Militar (PM), além de três ginásios reservas: Odilon Coutinho, Esportes da UFPB e Liceu Paraibano.

Inclusão social – Em 2005, as Olimpíadas Escolares passaram a substituir os ‘Jogos Escolares Brasileiros’ (JEBs), que tiveram sua 26ª e última edição disputada em Brasília (DF) em 2004. Têm como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica nas escolas das redes pública e privada de todo o País, além de descobrir novos talentos para o esporte brasileiro.

As ‘Olimpíadas Escolares’ são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Dessa forma, chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa municipal e, posteriormente, na estadual.