João Pessoa sedia duas etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross

Por - em 38

A pista de bicicross, construída pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no bairro de Mangabeira VII e inaugurada no ano passado, será o palco da 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade. Entre os dias 13 e 15 de abril (de sexta-feira a domingo) cerca de 200 atletas de 15 estados brasileiros participarão do evento. Os atletas estão distribuídos em 38 categorias diferentes. A estimativa é de cerca de quatro mil pessoas prestigiem as competições, nos três dias de disputas. A PMJP e o Governo do Estado apóiam o campeonato.

O evento terá início na sexta-feira (13) com os treinos oficiais. No sábado (14) as competições terão início às 8h e término às 18h30. No domingo as disputas terão horário reduzido entre 8h e 13h30. Na parte da tarde haverá a premiação dos vencedores. Os finalistas de cada categoria recebem um troféu como prêmio, enquanto que as categorias elite (elite man, elite master e júnior man) recebem prêmios em dinheiro, cujo valor, para cada uma delas, é em torno de R$5 mil.

Novidade – Além das categorias tradicionais com atletas de cinco a 50 anos, nas etapas disputadas em João Pessoa uma nova categoria promete diversão para as crianças. Quem tiver entre dois e quatro anos também poderá participar do campeonato. Os atletas disputarão o circuito, competindo apenas na última curva de todo o trajeto da pista.

O secretário de Esporte, Juventude e Recreação, Thiago Pacheco, ressaltou a qualidade da pista construída pela PMJP. “Será mais um grande evento na nossa pista que hoje é capaz de sediar eventos nacionais e internacionais. Com certeza João Pessoa vai mais uma vez mostrar a sua força nessa modalidade”, disse.

O presidente da Federação Paraibana de Bicicross, Ivan Ruy acredita que o evento poderá promover e incentivar novos adeptos do esporte na Paraíba. “A construção da pista com dimensões para eventos de grande porte já é um atrativos para incrementar a prática esportiva. Com a chegada de eventos nacionais, o bicicross terá mais visibilidade e poderá atrair mais adeptos”, explica.

Estrutura – A pista tem extensão de 500 metros, formada por 32 obstáculos e três curvas, além de uma área de chegada com caixa de brita, que facilita a freada das bicicletas. O platô de largada tem cinco metros de altura e cobertura de asfalto. A pista foi inaugurada em outubro do ano passado e já recebeu outras etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross.

A estrutura conta ainda com iluminação adequada composta por 14 postes e arquibancada para 400 pessoas. Abaixo da pista de largada, os atletas dispõem de salas de apoio, banheiros e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Todos esses locais têm rampa de acessibilidade para os portadores de deficiência.

Atletas Paraibanos – A expectativa é de que os atletas paraibanos tenham chances de chegar a várias finais na competição. Nas etapas de sábado e domingo pelo Brasileiro de Bicicross, a Paraíba terá chances de conquistas com os Joílson Araújo na categoria expert (25/29 anos), Agamenon Costa, na categoria cruiser (45/49anos), Renato Brasil na elite máster e Antônio Carlos Júnior na elite man. “Esses pilotos estão bem neste início de temporada, com destaque para Joílson que tem sido a nossa principal revelação nesta temporada”, disse Ivan Ruy.