João Pessoa sedia Encontro de Preservação Ferroviária

Por - em 33

A partir desta sexta-feira (13) e até o próximo sábado (14), João Pessoa sedia o Encontro Regional de Preservação Ferroviária. O evento promovido pela Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTCC), em parceria com a Prefeitura da Capital (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur) e Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), será realizado no auditório do Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, 70, no Centro.

Durante os dois dias de programação serão discutidos temas referentes à utilização desse tipo de transporte no Brasil e seu potencial turístico, com exposição de exemplos de ‘cases’ de sucesso como o Trem do Forró, em Pernambuco, Trens da Serra Verde Express e Maria Fumaça da Serra Gaúcha.

Segundo o secretário de turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, a cidade de João Pessoa tem um enorme potencial a ser explorado. “Temos um projeto já iniciado que prevê a elaboração de uma rota de passeio turístico saindo da Capital até o município de Cabedelo, explorando a história da cidade e as belezas naturais que se apresentam no trajeto”, afirmou.

Quem desejar participar pode se inscrever gratuitamente através do e-mail: turismo@joaopessoa.pb.gov.br. O evento também conta com o apoio da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF); Serviço Social das Estradas de Ferro (Sesef); Ponto de Cultura Barão de Mauá e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Confira a programação do Encontro:

Sexta-feira, dia 13

8h – Credenciamento

9h- Abertura oficial

9h30 – Palestra ‘Transporte Sobre Trilhos no Nordeste Perpectivas e Projetos’, com Raul de Bonis, diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

10h30 – Intervalo

11h – ‘Trens Turísticos e Culturais – Experiências’ / Vídeos – Trem do Forró, Trens da Serra Verde Express e Maria Fumaça da Serra Gaúcha

12h – Almoço

14h – ‘Turismo Cultural Ferroviário na Bahia’ – Gilson de Jesus Vieira, presidente da Sociedade Nacional Trem de Ferro – Ver-de-Trem

14h – ‘Manual de Apresentação de Projetos de Trens Turísticos e Culturais’

16h30 – Intervalo

17h –‘Patrimônio Histórico e Cultural Ferroviário Preservação e Requalificação’

18h – Momento Sócio Cultural – Opcional

Sábado, dia 14

8h- Turismo Cultural Ferroviário – o Convênio ABOTCC / Sebrae

9h – Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

10h30 – Intervalo

11h- Projeto de Trem Eco Cultural, com Elzário Pereira Júnior, secretário de Turismo de João Pessoa

12h – Conclusões

13h – Almoço

15h – Programação Turística e Cultural e Encerramento