Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

João Pessoa sedia etapa do 1º Circuito Regional de Beach Tênis

Por - em 77

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através das Secretarias de Juventude Esporte e Recreação (Sejer) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) apoia a terceira etapa do 1º Circuito Regional de Beach Tênis, que será realizada nas areias da praia de Tambaú, na Capital paraibana. O evento acontece nos dias (26) sábado e (27) domingo deste mês, a partir das 8h da manhã do sábado, quando acontece a abertura oficial. O torneio se prolongará até às 19h, com uma confraternização entre os atletas.

No segundo dia do torneio, as partidas começam a partir das 9h, com a disputa das finais até as 13h e o encerramento da competição. De acordo com a organização do evento será montada uma quadra do esporte na areias de Tambaú, onde os atletas participantes e admiradores do beach tênis vão disputar a etapa.

O número de inscritos para a competição na praia é estimado pelos organizadores, em cerca de 40 duplas competidoras, 80 atletas no total. O principal objetivo do evento é divulgar o esporte no Estado e também no Nordeste.

Durante as competições nas areias de Tambaú, serão ministradas aulas do novo esporte, pelos atuais campeões brasileiros e quinto lugar no último mundial disputado, Guilherme Prata e Vinícius Fonte, no intuito de incentivar o surgimento de novos praticantes de beach tênis na Paraíba.

Segundo Eduardo Carrilho, presidente da Companhia Paraibana de Beach Tênis, o torneio será disputado apenas em duplas masculinas e femininas, em uma quadra que mede 8 por 16 metros quadrados, semelhante à quadra de beach vôlei. O jogo é disputado em um set de seis games, igual ao jogo de tênis de quadra. Uma diferença para o tênis de quadra é que no beach tênis o saque é único, não existe uma segunda chance.

A premiação do 1º Circuito Regional de Beach Tênis será a distribuição de medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados, tanto masculino quanto feminino. Esta disputa nas areias de Tambaú será a terceira etapa do primeiro Circuito Regional de Beach Tênis. A primeira e segunda etapas foram disputadas em Baía da Traição e no Conde. Os organizadores do evento já confirmaram a presença de atletas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, além da Paraíba.

Beach Tênis – O esporte surgiu na Itália, mais especificamente na província de Ravenna, na década de 1980. Atualmente, já existe mais de um milhão de praticantes da modalidade no mundo. A instituição ou órgão internacional responsável pelo esporte é a Internacional Tennis Federation (ITF). Os países que praticam o beach tênis são: Itália, Brasil, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Holanda, Aruba, Austrália e Curaçao.

O beach tênis chegou ao Brasil em 2008 através de uma iniciativa dos atletas Leopoldo Correa, Adão Chagas e Pedro Dias. Uma das mulheres pioneiras do esporte no Brasil foi a tenista bi-campeã panamericana Joana Cortez. As cidades onde se pratica a modalidade são: Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, Salvador, Campina Grande e João Pessoa. Na Paraíba, foi registrado a pratica do beach tênis, na praia de Tambaú, na Capital do Estado, desde o ano de 2009.