João Pessoa sedia evento nacional de Orçamentos Participativos

Por - em 18

A cidade de João Pessoa vai sediar nos dias 04, 05 e 06 de março, o V Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamentos Participativos. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências sobre a prática e implementação dos Orçamentos Participativos pelo Brasil e contribuir para fomentar a organização de redes regionais.

“Será um momento muito importante para a consolidação das experiências de Orçamentos Participativos no Brasil, numa união de esforços para defesa da democratização da gestão pública e ampliação do controle social”, afirmou a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula de Souza Almeida.

Dentro da programação do evento acontecerá o IV Encontro da Rede Nordestina de Orçamentos e Participação Popular, no dia 04 de março. Durante o encerramento do V Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamentos Participativos haverá ainda a posse da Coordenação Geral da Rede, eleita em dezembro de 2009. Na ocasião, os municípios interessados assinarão o termo de adesão à Rede.

A Rede Brasileira de Orçamentos Participativos foi criada em outubro de 2007, tendo como missão reunir, articular, fortalecer e consolidar as experiências de Orçamento Participativo das cidades brasileiras e de seus sujeitos sociais, comprometidos com os processos de democracia participativa. Atualmente, essa articulação conta com a adesão de 53 cidades, a exemplo de João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Guarulhos (SP), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Manaus (AM). Outras 18 cidades estão em processo de adesão.