João Pessoa sedia II Encontro Nordestino de Arborização Urbana

Por - em 24

João Pessoa está sediando desta quarta (18) até sexta-feira (20) o II Encontro Nordestino de Arborização Urbana que acontece no Hotel Caiçara, em Tambaú. O encontro é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Nele, serão debatidos aspectos como educação ambiental, legislação, espécies e produção de mudas para arborização urbana. Também haverá espaço para discussões sobre o processo de cooperação intermunicipal e operacionalização de ações pertinentes nas esferas dos governos federal, estadual e municipal.

O encontro tem como objetivo imediato promover a discussão e a troca de experiências entre os municípios da região no tocante à arborização urbana. Em 2006, a PMJP criou, em parceria com a Federação do Comércio (Fecomercio), o Viveiro Municipal de Plantas Nativas que funciona no Sesc-Gravatá, no bairro Valentina de Figueiredo. O Viveiro produz cerca de 80 mil mudas por ano que se destinam principalmente à recuperação de áreas degradadas e à arborização urbana.

A partir dessa iniciativa, a Semam criou em 2007 a primeira edição do programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’. A expectativa é de que até julho próximo a Prefeitura atinja a meta de 15 mil novas árvores plantadas na cidade.

Responsabilidade de todos
– Um dos itens a ser discutidos no Encontro é a Educação Ambiental voltada para a arborização. A idéia é conscientizar a população em todas as faixas etárias e cobrar atitudes de cuidados com as árvores, como não podar nem cortar a árvores sem a orientação de um técnico da Prefeitura. Em João Pessoa, os setores responsáveis pela manutenção da arborização urbana são a Divisão de Botânica da Semam e a Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).