João Pessoa sedia Seminário de Crítica de Arte a partir desta terça

Por - em 27

Estudantes, professores e pesquisadores de artes terão a oportunidade de participar de um Seminário de Crítica de Arte, que acontece a partir desta terça-feira (7), no Casarão 34, Centro da Capital. O evento não terá uma abertura oficial e começa a partir das 8h30.

O Seminário de Crítica de Arte se constitui como uma atividade de extensão do ‘XII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap)’ e é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Governo do Estado.

Até a próxima sexta-feira (10), o Casarão 34 recebe reconhecidos críticos contemporâneos de arte, a exemplo de Márcio Doctors, Claudia Fazzolari, Glória Ferreira e Elvira Vernaschi. As atividades acontecem das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Palestras – A primeira atividade do seminário é a palestra ‘Arte Contemporânea’ ministrada pela artista plástica Cláudia Fazzolari, que acontece na terça-feira (7). Já na quarta-feira (8), é a vez de Glória Ferreira falar sobre o tema ‘Razões da Crítica’. Na quinta-feira (9), o tema debatido será ‘Objeto/ Arte Contemporânea’, com orientação da crítica de arte Elvira Vernaschi. O encerramento do seminário, na sexta-feira (10), será com a palestra de Marcio Doctors cujo tema é ‘Local global: Arte em Trânsito’.

Samap – O ‘XIII Salão Municipal de Artes Plásticas’ ficou em cartaz até o dia 19 de março passado e foi realizado pela Funjope, com apoio do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Além da exposição com as obras premiadas de artistas de todo o País, que foram visitadas inclusive pelos alunos da rede municipal de ensino, que participaram do evento em visitas acompanhadas por monitores, o Salão ofereceu oficinas de formação nas áreas de Portifólio Digital e Montagem de Exposição e, agora, este seminário sobre Crítica da Arte.

Desde 2005, o Samap tem se constituído num dos mais importantes eventos da área das artes plásticas de João Pessoa, sendo reconhecido em todas as regiões do Brasil. O projeto tem como objetivos descobrir novos talentos, revelar novas técnicas e reunir o que existe de mais novo na área no País e, especialmente, para os artistas que atuam em João Pessoa. A iniciativa possibilita que o público conheça o que está sendo produzido fora dos espaços convencionais de arte.

Programação:

Terça-feira (7)

Palestra: ‘Arte Contemporânea’, ministrada pela artista plástica Cláudia Fazzolari.

Quarta-feira (8)

Palestra: ‘Razões da Crítica’ – ministrada por Glória Ferreira.

Quinta-feira (9)

Palestra: ‘Objeto/ Arte Contemporânea’, ministrada pela crítica de arte Elvira Vernaschi.

Sexta-feira (10)

Palestra ‘Local global: Arte em Trânsito’, ministrada por Marcio Doctors.