João Pessoa sediará evento internacional de lingüística

Por - em 31

Após 40 anos de fundação da Associação Brasileira de Lingüística – (Abralin), pela primeira vez João Pessoa se transformará no palco para todas as linguagens, de 4 a 7 de março com a realização do VI Congresso Internacional da Abralin. Dos dias 2 a 4 e de 9 a 13 de março, também será realizado o 19º Instituto de Linguística. O Congresso conta com o apoio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, onde acontecerá a abertura oficial, no dia 4 de maço, com atividades a partir das 17h.

Nos dois eventos estarão reunidos pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir temas diversos ligados à Lingüística . “A linguagem será o foco dos encontros e a ênfase será em seus múltiplos aspectos, principalmente aqueles que são objetos de estudo nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. O ano de 1969 representa um marco bastante significativo para a Lingüística no Brasil: a fundação da Associação Brasileira de Lingüística. “Estaremos comemorando esta data e promovendo os eventos que têm sido implementados pela Associação em sua trajetória”, informou o Presidente da Abralin, Prof. Dr. Dermeval da Hora.

Congresso – Nos dias 5, 6 e 7 de março o evento acontecerá na UFPB, Campus I, CCHLA. Na abertura, dia 04, no auditório da Estação Cabo Branco com transmissão em telões para a área externa do anfiteatro. Os congressistas serão recebidos ao som da Orquestra Juvenil da UFPB, seguido de apresentação de repentistas. Após a solenidade de abertura, a conferência inaugural, com o tema “A linguística como ciência no Brasil: 1969-2009”, será proferida pelo Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues, da Universidade de Brasília, um dos fundadores da Abralin.

Entre os participantes previstos para as mesas-redondas estão Willem Adelaar (Universidade Leiden, Holanda), Cristina Altman (Universidade de São Paulo), Lyle Campbell (Universidade de Utah, Estados Unidos), Célia Marques Telles (Universidade Federal da Bahia), Margarita Correia (Universidade de Lisboa, Portugal) e Dolores Azorín Fernández (Universidade de Alicante, Espanha). Mais informações: www.abralin.org/congresso ou pelo telefone (83) 3216-7280.