João Pessoa vacina 72 mil cães e gatos contra raiva

Por - em 76

A campanha de vacinação contra a raiva animal, que ocorreu no último sábado (13) durante todo o dia, conseguiu atingir 85% da meta de cães e 57% da estimativa de gatos a serem imunizados, que correspondem respectivamente a 55.715 e 17.166 animais, totalizando 72.881 vacinações. As equipes atuaram em 154 postos de vacinação fixos, entre escolas, unidades de saúde, associações comunitárias, além da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de duas unidades móveis que circularam em bairros da cidade.

A campanha continua durante toda a semana e quem ainda não vacinou o gato ou cachorro deve procurar o CCZ durante o horário comercial. A gerente de Vigilância Ambiental e de Zoonoses do município, Djanira Lucena Araújo, explica que a meta da segunda campanha é imunizar 65 mil cães e 30 mil gatos e evitar a ocorrência de casos de raiva animal e a transmissão da raiva humana.

“Duas unidades móveis estarão circulando essa semana nos bairros para vacinação nas áreas de difícil acesso, além do CCZ que estará disponibilizando as vacinas. Lembramos que é necessário levar o seu bicho de estimação mesmo quem já vacinou esse ano, pois um caso de raiva animal foi registrado em 2006 e outro em 2007, levando o município a realizar duas campanhas de vacinação como forma de bloquear o avanço da doença” – explica Djanira Lucena.