João Pessoa vai apresentar novo roteiro turístico na Feira da ABAV

Por - em 61

O ‘Roteiro Integrado Civilização Açúcar’ será apresentado para aproximadamente 27 mil pessoas durante o 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e a Feira das Américas – ABAV 2009, que vai acontecer de 21 a 23 deste mês no Rio de Janeiro. O novo atrativo turístico de João Pessoa é mais uma opção para quem deseja mergulhar na história do Brasil e conhecer um dos períodos mais importantes da economia e desenvolvimento do Nordeste, que foi o ciclo da cana-de-açúcar.

O roteiro, que foi reconhecido pelo Ministério do Turismo e Sebrae Nacional durante o Salão de Turismo, chega à feira da ABAV 2009 fortalecido pela cooperação do Sebrae/PB. O órgão estadual é um dos integrantes do Conselho Diretivo pela formatação do produto que compreende cinco municípios do Brejo paraibano: Alagoa Nova, Bananeiras, Serraria, Areia e Alagoa Grande e João Pessoa como destino indutor.

Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Elzário Pereira Júnior, a participação da Capital na Feira das Américas e apresentação do novo roteiro vai fortalecer ainda mais o trabalho de roteirização formatado pelo trade fomentado pela Secretaria de Turismo do destino indutor, que se prepara para a alta estação.

“Essa feira é reconhecida como o principal evento de comercialização do setor. Todos os anos, a ABAV reúne milhares de pessoas, entre expositores, visitantes e delegações estrangeiras de mais de 30 países, é um encontro estratégico para quem pretende mostrar o turismo da sua cidade e se desenvolver com sustentabilidade”.

Novos roteiros – A formatação de novos roteiros é uma das ações que a Setur vem incentivando com o objetivo de agregar valor ao importante seguimento de João Pessoa, que é ‘sol e praia’, oferecendo ao turista opções de lazer que incluam história e cultura. O ‘Roteiro Integrado Civilização do Açúcar’ envolve os estados da Paraíba, Alagoas e Pernambuco e incluem atrativos que se destacam historicamente no ciclo da cana-de-açúcar.

Os roteiros de Alagoas e Pernambuco também estão integrados no projeto, que foi inspirado pela publicação do livro ‘Civilização do Açúcar’, uma pesquisa realizada pela fundação Gilberto Freire que trata a região açucareira do Nordeste. O produto é um dos contemplados na segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que vem estruturando novos roteiros integrados nas cinco regiões do país, promovendo maior inclusão social e o resgate dos valores culturais regionais.

‘Civilização do Açúcar’ – Inspirado na importância da cana-de- açúcar e seus derivados na formação do Brasil, a ‘Civilização do Açúcar’ agrupa e transforma em atrativos turísticos a influência social, política e econômica da sociedade de senhores e escravos, além de ícones como a produção da cachaça, da rapadura, do açúcar e do álcool e seu importante legado econômico e cultural.

O projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização é fruto da parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae Nacional e o Instituto Marca Brasil (IMB). O objetivo é apoiar a produção de roteiros turísticos de forma articulada e integrada, por meio da formação de redes de cooperação.

A roteirização turística é uma das estratégias utilizadas no âmbito do “Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil” para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística. É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, regional, estadual, nacional e internacional, com a integração e o compromisso dos atores envolvidos.