João Pessoa vai se ver na TV Cidade, que estréia nesta sexta

Por - em 40

A TV Cidade de João Pessoa estréia às 18h desta sexta-feira (21), no canal 8 da Big TV, exibindo uma programação local com seis horas de duração e produções de TVs nacionais, que se encaixam no formato de televisão educativa. O contrato entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a empresa de transmissão do sinal a cabo foi oficializado na manhã desta quinta-feira (20), no gabinete do prefeito Ricardo Coutinho, no Centro Administrativo Municipal, bairro de Água Fria.

“A população pode esperar uma programação informativa, educativa e cidadã. Teremos uma grade de programas pela qual a cidade vai se ver e assim contribuir para a difusão da educação e da cultura na Capital”, disse Ricardo.

Elo – O gerente-geral da Big, João Vieira da Silva, disse que a exploração do canal foi uma conquista importante para o município, pois poucas cidades no País têm a oportunidade de conseguir uma TV municipal.

“A Big está presente em cerca de 40 bairros da cidade e tem projetos de expansão já para 2008. A empresa, apesar de não ter nascido aqui, faz questão de estar incluída no dia-a-dia da cidade, gerando empregos e impostos que ajudam João Pessoa a crescer. A TV será um elo de ligação entre a Prefeitura e a população”, disse Vieira.

Conteúdos sociais – Já o coordenador-geral da TV Cidade de João Pessoa, Walter Galvão, informa que o canal vai estimular o protagonismo estudantil e dos professores com uma programação feita por eles e para eles. Também fará uma promoção permanente dos direcionamentos constitucionais da cidadania e dará uma cobertura abrangente da produção cultural local, com programas de formação de platéias.

“A TV fará uma integração dos conteúdos específicos dos movimentos sociais, do terceiro setor e de instituições educacionais (incluindo universidades e escolas particulares) e de formação e treinamento (como o Sebrae). Além disso, estabeleceremos uma parceria com grupos que se dedicam à produção cultural e conteúdos de mídia. A TV não é da gestão, mas sim da cidade, como o próprio nome já sugere”, destacou.

Programação – A TV Cidade de João Pessoa contará inicialmente com seis horas de programação local e, no restante do tempo, reproduzirá programas de parceiros, como a TV Senado, TV Justiça, TV Câmara Federal, TV da UFPB, além de produções e documentários de instituições como o Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF).

Serão mais de 10 programas locais. Confira:

Cidade Aberta – Será o único programa diário da TV, com uma hora e meia de duração, do tipo revista de variedades, em que serão veiculadas entrevistas e reportagens relacionadas ao desenvolvimento da cidade, saúde, educação e outros temas do dia-a-dia da Capital.

Contemporânea – Com recorte de gênero, voltado para a mulher, envolvendo questões ligadas à saúde, protagonismo feminino, profissão e outros.

Século 21 – Programa sobre desenvolvimento sustentável, Agenda 21, meio ambiente, empreendedorismo e inovações tecnológicas.

Educa Ação – Específico sobre assuntos ligados à educação básica e superior, envolvendo escolas públicas, particulares e universidades.

João Pessoas / Projeto Memória – Em formato de documentário, com o intuito de resgatar a história de vida de personalidades que contribuíram para a história da cidade.

Quadro a quadro – Produção sobre quadrinhos, desenhos, fanzines e outros.

Cultura Viva – Programa voltado especificamente para a produção cultural, com exibição de shows e entrevistas com artistas e eventos culturais.

Seis e Meia – Vai reproduzir todo o ambiente e shows do Projeto Seis e Meia, com espaço para entrevistas.

Livro Aberto – Focado na produção literária, com espaço para entrevistas de escritores.

Reggae Já – Programa musical, dedicado especialmente ao gênero musical do reggae.

Educação e Vida – Voltado para temas ligados à prevenção e combate às drogas, enfocando o problema e mostrando soluções, com espaço para entrevistas com especialistas.