Jogos da Primavera tem abertura oficial e disputas seguem até novembro

Por - em 74

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da Coordenadoria de Projetos Esportivos, realizou na tarde desta sexta-feira (30), a solenidade de abertura da 6ª edição dos Jogos Escolares Municipais – Jogos da Primavera, no Ginásio de Esportes do Clube Cabo Branco. A abertura oficial contou com a presença de 53 escolas municipais, com apresentações de ginástica artística, rítmica e da Banda Marcial da PMJP. Disputas seguem até novembro.

A secretária de Educação, Ariane Sá, disse que o objetivo principal dos jogos é promover o esporte na rede municipal de ensino, principalmente estimular essas crianças e jovens a terem uma atividade extra, fora das salas de aula. “O resultado mais importante depois desses jogos é fazer com que os alunos dêem continuidade as suas atividades esportivas e garantir que esses alunos aprendam a ideia de unidade e companheirismo dentro de suas escolas”, destacou Ariane Sá.

Logo após as apresentações da Banda Marcial, da ginástica e das escolas, aconteceu o juramento da aluna do 9º ano, Kamila da Silva, 18 anos, que compete no atletismo pela Escola Municipal Major José de Barros Moreira, no Bairro dos Estados. Em seguida ela acendeu a pira olímpica. “Estou muito emocionada em fazer parte deste momento e muito feliz com o apoio dos meus colegas de escola”, comemorou.

A rainha dos Jogos da Primavera deste ano, Hemily Lee da Silva, se disse honrada com o título e de fazer parte da rede municipal de ensino. “A gente fica muito feliz em saber que o prefeito da cidade deu essa oportunidade para todos nós. Estudar numa escola municipal e participar desses jogos tão importantes para todos os estudantes presentes”, enfatizou Hemily, estudante da Escola Afonso Pereira da Silva, no bairro Cidade Verde que vai competir no futsal.

Modalidades – Nesta 6ª edição dos Jogos da Primavera, 67 escolas se inscreveram, num total de aproximadamente 1.500 alunos que disputam 12 modalidades diferentes. São elas: xadrez, judô, voleibol, natação, taekwondo, handebol, futsal, atletismo, vôlei de praia, futebol de areia, futebol de campo e ginástica rítmica.

Os jogos serão disputados no ginásio poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho, ginásio de esportes do Centro Administrativo Municipal (CAM), vila olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede), ginásio da Escola Municipal Leonel Brizola e estádio Leonardo da Silveira (estádio da Graça).

Na competição, as escolas que forem eliminadas na modalidade de futsal poderão se inscrever em outras modalidades como: futebol de campo, natação, judô, taekwondo, vôlei de praia (dupla) e futebol de areia; no período de 10 a 14 de outubro.

Algumas modalidades já começaram esta semana, no entanto, o encerramento dos Jogos da Primavera só acontece no dia 18 de novembro e os atletas vencedores receberão medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar.